Fundo branco, canto superior esquerdo foco no detalhe de uma pulseira com placa para personalizar o nome, canto inferior esquerdo em letra manuscrita cinza: Pulseiras infantis, canto inferior direito uma mulher sorri para um bebê que também sorri

A primeira joia do bebê é sempre muito especial e inesquecível, e normalmente, essa joia é uma pulseira personalizada com o nome ou nome e dados do nascimento da criança. Essa joia é simbólica e muito representativa e se você deseja saber mais sobre esse acessório tão especial, continue lendo o artigo e saiba tudo sobre a pulseira infantil.

Significado da primeira joia do bebê

Joia para meninos e meninas

Presente para a vida toda

Tipos de pulseiras infantis

Como escolher a joia do bebê

Cuidados com as joias do bebê

Como comprar uma pulseira infantil 

imagem com mãe e bebê menina, bebê segurando o queixo mostrando a pulseira de ouro imagem com mãe e bebê menina, bebê segurando o queixo mostrando a pulseira de ouro

Alguns tipos de joias, como as pulseiras infantis, chamam a atenção pelo seu design, por sua delicadeza, por sua beleza e até mesmo pelo seu valor, no entanto, o que mais chama atenção nessa joia, é que ela possui significado especial que conta histórias e marcam pra sempre o momento importante do nascimento. 

A pulseira conta a história da primeira joia do bebê, uma história de amor, de afeto, de família e de uma nova vida que está apenas começando. Esse presente especial que tem como tradição o nome gravado, é em muitas famílias uma tradição que passa de geração em geração, tornando assim a joia ainda mais simbólica e significativa. 

Significado da primeira joia do bebê

imagem com pulseira de ouro 18k com plaquinha de gravação com nome helena e símbolo de meninaimagem com pulseira de ouro 18k com plaquinha de gravação com nome helena e símbolo de menina

Os antigos acreditavam que o ouro trazia para a pessoa saúde, prosperidade e sorte, isso porque, até mesmo o menino Jesus recebeu dos três reis magos em sua primeira visita, na data do seu nascimento, o ouro. 

Por esse motivo, tornou-se uma tradição presentear o bebê com uma joia de ouro, seja ela um brinco, uma pulseira ou um colar,com intuito de ofertar à criança proteção, saúde e sorte.

Com o passar dos anos, notou-se outra particularidade importante nas joias de ouro, que elas são também hipoalergênicas, ou seja, elas reduzem os riscos de alergia no pequeno, o que potencializou a tradição.

A partir dessa tradição, a pulseira infantil se tornou cada vez mais querida pelas mamães e parentes que desejam presentear o novo baby da família, dando origem à uma nova tradição: a pulseira personalizada com gravação do nome. 

A personalização deu mais exclusividade à joia, tornando o presente ainda mais especial e simbólico, o que fez com que hoje a joia seja uma das preferidas para presente de primeira joia. 

Joia para meninos e meninas

pulseira de ouro 18k com plaquinha para gravação de nome com símbolo de meninopulseira de ouro 18k com plaquinha para gravação de nome com símbolo de menino

Além de toda beleza e significado, a pulseira se tornou uma das joias mais queridas para presentear um bebê, pois é uma joia unissex que pode ser usada por meninos e meninas. 

A peça é clássica e atemporal e fica um charme tanto para as babys girls, como para os babys boys, sendo costumeiro que na joia feminina tenha além da plaquinha, símbolos de coração ou uma pequena bonequinha de menina, enquanto na pulseira masculina é costumeiro ter o desenho de um pequeno menino. 

Presente para a vida toda 

A joia infantil continua sendo um presente carregado de afeto e carinho e uma linda opção para saudar a vida da nova criança da família e mesmo que você não acredite na tradição dos antigos, é um presente duradouro e valioso que a pequena criança pode levar por toda vida. 

Desse modo, a joia representa uma doce lembrança da infância, além de recordar quem a presenteou, podendo ser para a criança uma joia a ser passada de geração para geração.

Se você pretende presentear um bebê com uma joia de ouro e percebeu que a pulseira infantil é uma ótima opção, continue lendo para ver nossas dicas dos tipos de pulseiras e os cuidados que você deve ter com com a joia. 

Tipos de pulseiras infantis

mão de mãe segurando a mãozinha da filha bebê, mãe usando anel de prata e bebê sando pulseira de prata com pingente de estrela mão de mãe segurando a mãozinha da filha bebê, mãe usando anel de prata e bebê sando pulseira de prata com pingente de estrela

Ao contrário do que a maioria pensa, a pulseira de plaquinha para personalização do nome não é a única pulseira infantil existente e há outros tipos de pulseiras que cabem perfeitamente para esse momento importante de primeira joia.

A Pulseira Recém-Nascido com Corações Vazados é um tipo de pulseira que possui a possibilidade de gravar o nome do bebê e ainda carrega os símbolos delicados de coração para torná-la ainda mais afetiva. 

Para as pessoas mais clássicas que preferem joias delicadas, as pulseiras lisas são ótimos presentes, como a Cartier que é totalmente minimalista.

Ainda nesta linha de pulseira, a pulseira com Elo Groumet também é um tipo de pulseira linda que vai iluminar ainda mais o bebê.

Pulseiras como Singapura, Elos Alternados e Elo Português também são exclusivas e lindas, sendo presentes especiais para toda a vida. 

Agora, se você gosta de joias com pingentes e com ar mais infantil, aposte em pulseiras como a Pulseira de Coração para meninas ou a Pulseira de Cruz para meninos. 

Como escolher a joia do bebê 

Se você ainda não está convencido de que a pulseira é a melhor joia para presentear um recém-nascido, avalie também as outras opções de joias para bebês. 

Se a bebê for uma menina, é também costumeiro presentear com um par de brincos, sendo literalmente sua primeira joia, uma vez que a criança já sai da maternidade com ela. 

Se for um menino, você também pode optar por uma correntinha ou um colar, que também expressará o seu afeto e amor, além de serem joias muito especiais.

Anéis, brincos, pulseiras, colares, são joias que possuem versões infantis e você pode conferir todas essas versões em nosso site, em categorias exclusivas, acesse e confira. 

Dicas de como escolher a joia do bebê

  • Prefira joias atemporais;
  • Sempre opte por joias delicadas;
  • Se possível, deixe os anéis para crianças maiores;
  • Avalie formatos e materiais adequados;
  • Aposte em desenhos e cores;

Não se esqueça ainda de se preocupar em analisar a joia para observar se não existe pontas cortantes ou qualquer particularidade que vá machucar ou incomodar o bebê e sempre opte por joias de ouro 18k ou prata, que são hipoalergênicas, diminuindo significativamente os riscos de alergia. 

Cuidados com a joia do bebê 

imagem de bebê com bracinhos estendidos com pulseiras nos dois bracinhos imagem de bebê com bracinhos estendidos com pulseiras nos dois bracinhos

As joias infantis são joias duradouras e que passam de geração em geração, no entanto, para que essa joia se torne duradoura, é necessário tomar alguns cuidados diários para conservar a peça intacta e sempre brilhando. 

Primeiramente, se preocupe com a qualidade da joia e compre sempre em lojas confiáveis e em joalherias que prezem por metais verdadeiros. Ouro e prata são indispensáveis já que são hipoalergênicas, protegendo assim os bebês.

Após a compra, lembre-se sempre de tirar a joia do bebê para os banhos ou qualquer atividade na água e também para dormir. No caso de pulseiras, se atente ao tamanho para não deixar sobras, para não correr o risco de machucar o bebê e também para evitar que ele puxe, arrebentando assim a joia. 

Limpar adequadamente as joias é também essencial, portanto, se você deseja ter uma joia duradoura, deve aprender como fazer a limpeza e a conservação delas, clique aqui para aprender como limpar joias de ouro (mesmo processo de limpeza de alianças de ouro). 

Como comprar uma pulseira infantil 

No site da Virtual Joias você encontra uma categoria completa de pulseiras para recém-nascidos e ainda uma categoria completa de pulseiras infantis, confira as categorias e encontre a pulseira ideal para o bebê ou criança que deseja presentear.

Para escolher o tamanho é bem simples, basta seguir os passos abaixo e em caso de dúvidas, entre em contato com alguma de nossas personais shoppers e elas irão te ajudar a encontrar a pulseira ideal. 

imagem com texto explicativo de como medir o pulso para achar o tamanho da pulseira com imagens ilustrativasimagem com texto explicativo de como medir o pulso para achar o tamanho da pulseira com imagens ilustrativas

Para mais joias infantis, acesse nosso site e confira nossas opções de joias delicadas para presentear uma criança especial. Acesse também nossas categorias e se encante!