
A forma mais rápida e fácil de constatar se uma peça é mesmo de ouro é dando uma leve mordida nela. Isso porque quando uma peça é de ouro, ela fica marcada com os dentes, constatando que é o material puro, mas se você não quer morder sua joia, confira neste post mais dicas de como descobrir definitivamente se sua peça é verdadeira.
Essa ideia de morder o ouro surgiu nas olimpíadas, quando os atletas ganham a tão sonhada medalha de ouro, eles a mordem, provando de fato que é o material tão desejado por eles. Com certeza você já viu fotos emblemáticas de atletas mordendo medalhas de ouro, não é mesmo?


Continue o post e saiba mais para confirmar se aquela sua joia é mesmo de ouro. Até o final da leitura você será capaz de analisar esse aspecto com muita facilidade!
Quais são as classificações do ouro?
A primeira coisa antes de conferir se sua peça é de ouro, é importante entender a classificação. Hoje, as variações de ouro mais vistas no mercado, são 10k, 14k, 18k e 24k.
- 10k: apesar da quantidade de ouro ser baixa, as peças com essa quantidade já são consideradas de ouro;
- 14k: é bem frequente em acessórios, nessas peças 14 partes de sua composição são de ouro;
- 18k: é a mais usada no ramo joalheiro, possui alta durabilidade e é composta por 18 partes de ouro;
- 24k: é o ouro em sua forma pura, porém por ser muito maleável não é comumente usado na produção de joias.
Confira também: como combinar o ouro e prata
Como saber se a joia é de ouro?
Agora que você sabe as classificações do ouro, está pronto para verificar se sua peça é mesmo de ouro. Veja a lista abaixo com algumas dicas:
- Examine a peça: o timbre em uma peça de ouro é a melhor forma de identificá-la. As joias com esse material em sua maioria carregam um timbre descrevendo o teor que é utilizado na peça. Outros pontos para se observar são as características da peça, como a estrutura, qualidade de produção e acabamento.
- Teste do imã: o teste mais famoso é o do imã. O ouro é um metal não-magnético, não se atraindo por ímãs, assim, quando a peça é aproximada do ímã e ocorre algum tipo de atração, quer dizer que sua joia não é feita de ouro ou pode ser que possui outros metais. Para esse teste, o imã utilizado precisa ser mais forte.
- Cerâmica: esse teste é bem simples e acessível, mas é necessário um cuidado redobrado pois a peça pode danificar. Em uma louça feita de cerâmica branca, esfregue com delicadeza a joia, se a cerâmica ficar marcada por um riso preto significa que a joia não é de ouro, já se for um risco dourado, a sua peça é de ouro.
- Vinagre: apesar de ser pouco comentado por aí, o teste do vinagre é uma alternativa de fácil acesso e eficiente. Porém, há um grande risco de estragar sua peça, então evite caso você seja uma pessoa com muito valor sentimental. O teste consiste em limpar bem a peça e aplicar 3 gotas de vinagre nela, se a peça não tiver nenhuma reação na coloração, ela é de ouro, mas caso mude de cor, ela certamente não é de ouro.
- Leve até uma joalheria: para evitar danificações nas suas peças testando-as em casa, a melhor alternativa é levar até uma joalheria, o profissional realizará uma avaliação sem danificar a sua peça.
Bom, agora que você já sabe como saber se uma peça é de ouro, entenda mais sobre os tipos de ouro e suas composições! Lembrando que todas as peças vendidas na Virtual Joias possuem garantia quanto a sua matéria-prima, ou seja, nosso ouro e prata são metais nobres.