Qual o melhor ouro: 18K ou 10K? Descubra com a Virtual Joias!

O melhor ouro é aquele que compõe a sua joia favorita, porém na hora de investir em uma peça nova vem a dúvida: qual tipo de ouro é melhor? O mais comum em nosso país é o ouro 18K, mas o ouro 10k, muito comum na Europa e nos Estados Unidos, atualmente vem ganhando o mercado de joias no Brasil. Por isso, neste post, falaremos tudo sobre esses dois tipos de ligas de ouro.

Qual a diferença entre ouro 18K e 10K?

Afinal, qual a diferença entre as ligas de ouro 18k e 10k? A principal diferença entre eles é o nível de pureza. 


O primeiro é mais puro, ou seja, possui maior porcentagem de ouro em sua composição comparado à liga 10kque, por sua vez, permite a confecção de acessórios com preços mais acessíveis.

 

casal abraçado, mulher vestida de noiva, detalhe para as mãos do casal foco nas aliançascasal abraçado, mulher vestida de noiva, detalhe para as mãos do casal foco nas alianças

Tudo sobre o ouro 18K

O ouro 18k é o resultado de 18 partes de ouro somados a 6 partes de outros metais como prata, paládio, ou cobre, os quais são os responsáveis por definir a cor resultante, seja rosê, branco ou amarelo. Também conhecido como ouro 750, possui em sua composição 75% de ouro puro e 25% de outros metais


Tradicionalmente utilizado na fabricação de alianças e outras joias, esse é o ouro mais popular no Brasil. Uma opção para quem não abre mão de um clássico com toda a nobreza do ouro.

 

Fundo branco à esquerda aliança quadrada largura média em ouro rosê, à direita mesma aliança em largura mais finaFundo branco à esquerda aliança quadrada largura média em ouro rosê, à direita mesma aliança em largura mais fina

Alianças casamento ouro rosê polidas 4mm VJ8626 - Alianças ouro rosê 10k 4mm quadrada Caldine

Tudo sobre o ouro 10K

O ouro 10k, por sua vez, possui um teor menor de pureza, por isso, como citamos anteriormente, possui um preço mais acessível em comparação ao ouro 18K.  O ouro 10K é composto de  41,7% de ouro e 58,3% de outros metais. 

A cor dos acessórios nesse metal pouco difere das ligas 18K, mas também pode ser encontrada em diferentes variações. Em nosso site, você encontra alianças em três tons dessa liga: rosê, branco e amarelo

Uma grande vantagem de peças nesse teor de ouro é sua resistência a choques e atritos, justamente por conter mais liga.


Conheça o ouro 10k: a opção inteligente para investir em alianças.

 

à esquerda aliança quadrada em ouro branco em ouro branco, à direita mesma aliança em largura mais finaà esquerda aliança quadrada em ouro branco em ouro branco, à direita mesma aliança em largura mais fina

Alianças casamento ouro branco foscas 6mm VJ8651 - Alianças ouro branco 10k 6mm quadrada Brenna

O ouro escurece?

Todo metal precioso pode escurecer se não forem tomados os devidos cuidados com ele. Para impedir o escurecimento e surgimento de manchas, deve-se evitar o contato de suas joias com produtos químicos, abrasivos ou até mesmo de higiene. 


O ideal é não utilizar acessórios de metal precioso em piscinas, ao tomar banho e nem borrifar perfumes sobre a peça, assim o seu brilho se manterá sempre vivo.


Por possuir em sua composição um teor maior de metais como cobre e prata, os quais são altamente oxidantes, o ouro 10k, com o tempo, pode escurecer com mais facilidade que o ouro 18K. Porém, tomando-se os devidos cuidados, as joias em ouro 10K também são muito resistentes.


E embora as peças em ouro 18K sejam mais resistentes à oxidação, essas dicas também são válidas para elas.


Descubra 4 dicas para limpar suas alianças de ouro.

À esquerda aliança super grossa em ouro amarelo abaulada, à direita aliança mais grossa semelhante a primeiraÀ esquerda aliança super grossa em ouro amarelo abaulada, à direita aliança mais grossa semelhante a primeira

Alianças casamento ouro polidas 11mm VJ8830 - Alianças ouro amarelo 10k 11mm abaulada Monteriggioni

O que é quilate?

A medição da qualidade do metal surgiu na época medieval, na qual a moeda utilizada era o marco, feito em ouro puro. A medida para verificar a pureza do ouro recebeu o nome de quilate, sendo representado pela letra K. 


Devido à maleabilidade do ouro puro, percebeu-se a necessidade de acrescentar outros materiais às peças produzidas nesses metais para melhorar sua resistência. Na mesma época, as pedras preciosas deveriam pesar o mesmo que uma semente de árvore coral, que equivalia a um quilate. 


Desse modo, para definir o valor dessa moeda era medida sua quantidade de quilates e não o peso de cada moeda. Interessante, né?


Aprenda 8 dicas de look para combinar o dourado com outras cores.

 

à esquerda aliança super fina em ouro amarelo abaulada, à direita mesma aliança quadradaà esquerda aliança super fina em ouro amarelo abaulada, à direita mesma aliança quadrada

Alianças casamento ouro polidas 2mm VJ8720 - Alianças ouro amarelo 10k 2mm abaulada Siena

Perguntas frequentes - FAQ

Como saber se é ouro 10k ou 18k?

O ouro 18k pode apresentar uma cor mais vibrante devido ao seu maior teor de ouro puro. Devido à maior quantidade de outras ligas em sua composição, o ouro 10k pode parecer mais pálido em comparação a metais mais puros, no entanto, essa diferença é mínima.

 

Qual a cor do ouro 10k?

Como já citamos anteriormente, as ligas de ouro 10k podem ter diferentes colorações: o clássico amarelo, o sofisticado rosê e o imponente ouro branco. Para criar esses tons como o rosê e o branco, há uma maior inclusão de cobre para criar o tom rosado e paládio para resultar no ouro branco, assim como nas ligas de ouro 18K, a diferença está apenas nas quantidades.

 

Qual o ouro mais baixo?

O ouro baixo é aquele que possui quilates abaixo de 18k, sendo os teores mais populares: 16K, 14K, 10K e 9K. Como também já citamos, o ouro 24k é puro e, por isso, muito maleável, demandando a inclusão de ligas metálicas na sua composição para tornar a joia mais resistente. 

Quanto mais ligas e outros metais se inclui a uma liga de ouro, menos ouro o acessório possui, definindo assim a sua quantidade de quilates. O ouro baixo ganha o gosto popular, principalmente, devido ao seu preço mais acessível. 

 

Qual o valor do ouro 10k?

Na Virtual Joias, temos modelos de alianças em ouro amarelo 10k a partir de R$ 379,91 a unidade em 2 mm, o par de alianças douradas, em ouro rosê ou branco, na largura de 2 mm, a partir de 701,91. Como já citamos, esse teor de ouro é realmente muito acessível e, no quesito beleza, não deixa nada a desejar.


Como limpar ouro 10K?

O ouro 10k, por possuir mais ligas metálicas que o ouro puro em sua composição, assim como todo metal precioso, pode oxidar com o tempo ao reagir com outras substâncias. 


Para limpar peças em ouro 10k você pode optar por receitas caseiras como deixar de molho em água morna e detergente por dez minutos e, após esse tempo, retirar a joia, esfregar com uma escova macia e secar com uma flanela, ou, se preferir, utilizar produtos específicos para limpeza de joias.


Você pode, ainda, solicitar uma manutenção da peça na loja em que você a comprou, na Virtual Joias, por exemplo, oferecemos um serviço de manutenção permanente para limpeza e outros ajustes para as suas peças.

 

Qual é o ouro mais caro?

O grama do ouro puro passa por constante valorização, portanto, o que determina o preço das joias nesse metal é a quantidade de ouro utilizada e a sua pureza. Ou seja, a quantidade de ouro puro na peça.


Ainda resta alguma dúvida para escolher o metal para sua joia? Caso ainda persista alguma preocupação, entre em contato com nossas consultoras, será um prazer atendê-lo.