fundo azul claro com par de alianças de ouro à direita e à esquerda o texto: 4 Dicas para limpar suas alianças de ouro

Limpar uma aliança de ouro não é difícil e ajuda a manter sua joia bonita por muito mais tempo. Veja o tutorial definitivo no nosso blog!

O ouro é uma joia eterna. Além de ser um dos maiores sinônimos de elegância,  seu brilho é alvo de desejo há muitos milhares de anos. Porém, como limpar uma aliança de ouro, para manter essa característica marcante?

Mesmo que uma joia de ouro não seja oxidável, ela ainda pode ser danificada e ficar com um aspecto sujo e sem brilho. Em geral, isso ocorre quando há contato com substâncias químicas que a escurecem, com luz solar, suor e/ou atrito com a pele. Contudo, não tem com o que se preocupar: é fácil de realizar a limpeza da aliança.

Seguindo algumas dicas simples, você poderá deixar as alianças brilhando como novas. No post de hoje, você aprenderá mais sobre produtos e materiais a utilizar e como fazer a limpeza na sua casa, com praticidade e segurança.  

Por que a aliança de ouro escurece? 

Os metais em geral costumam escurecer devido a uma reação química bem comum, chamada oxidação.  O ouro é considerado um metal nobre justamente por ser mais resistente à oxidação, mas mesmo o rei dos metais pode oxidar com o passar do tempo. 

No caso das alianças de ouro, que costumam ser usadas permanentemente e estão em contato constante com o ar, suor do corpo e sujeiras do dia a dia, a perda de brilho ocorre com mais facilidade. Por isso, é importante limpar a joia com frequência. Isso deve ser feito independente do tipo de aliança.

O que é bom para limpar aliança de ouro? 

Para a limpeza do dia a dia, você pode usar água morna e detergente ou sabão neutro. Também é possível limpar as alianças com vinagre de álcool. Para auxiliar na limpeza, use uma escova macia, uma flanela ou chumaços de algodão.  

Uma dica para devolver o brilho é utilizar as chamadas flanelas mágicas, que são vendidas em joalherias e lojas de bijuterias.  

Todavia, não utilize produtos muito fortes, como acetona ou água sanitária, que podem causar reações que desgastam o metal. Além disso, substâncias abrasivas, como bicarbonato de sódio ou pasta de dente, podem causar arranhões na aliança de casamento

mulher segurando uma flanela e um spray de limpezamulher segurando uma flanela e um spray de limpeza

Como limpar aliança de ouro? Veja agora 4 métodos práticos! 

O ideal é que você limpe sua aliança de ouro pelo menos uma vez por mês. Isso ajudará a eliminar as impurezas e manter o metal brilhante por mais tempo. Confira abaixo quatro métodos para fazer a limpeza:

1. Detergente ou sabão neutro: 

A dica mais comum para fazer isso é utilizando água e detergente ou sabão neutro: 

  • Em uma tigela, coloque um pouco de água, numa temperatura entre morna e quente; 
  • Pingue algumas gotas de detergente ou dissolva um pouco de sabão neutro na tigela; 
  • Coloque a aliança na mistura e deixe de molho por cerca de 15 minutos; 
  • Limpe a aliança com uma escova de cerdas macias ou uma flanela; 
  • Enxágue em água corrente; 
  • Seque com uma flanela ou deixe evaporar toda água em local arejado. 

2. Vinagre:

  • Segure a aliança sobre uma tigela vazia; 
  • Borrife um pouco de vinagre de álcool no anel; 
  • Use um algodão, flanela ou escova de cerdas macias para esfregar;
  • Enxágue em água corrente; 
  • Seque com uma flanela ou deixe em local arejado. 

3. Batom: 

Antes de tudo, atenção: evite esse método no caso de alianças com pedras incrustadas ou em áreas com texto gravado em relevo. Isso porque o batom pode impregnar nesses locais e fica difícil removê-lo. Batons de longa fixação também não são indicados para esta operação! 

  • Passe o batom em um chumaço de algodão; 
  • Esfregue a superfície lisa da aliança com o algodão impregnado de batom; 
  • Repita a operação algumas vezes, até que a aliança fique brilhante; 
  • Se necessário, use um chumaço limpo de algodão para remover o excesso de batom.

4. Flanela mágica:

  • Use uma flanela mágica — um pano com um agente químico específico para limpeza de joias — a qual pode ser comprada em lojas de bijuterias e joalherias; 
  • Esfregue a aliança de ouro repetidas vezes, até que fique limpa e brilhante. 

Quando devo limpar a aliança de ouro em uma joalheria? 

Se a sua aliança de ouro estiver desgastada ou arranhada, convém levar a uma joalheria para polimento e limpeza especializada.  

Os clientes da Virtual Joias possuem manutenção das joias adquiridas conosco, para saber sobre esse serviço, basta entrar em contato em um de nossos canais de comunicação.

Alianças Casamento Linha Classic Ouro 3mm Quadrada PolidaAlianças Casamento Linha Classic Ouro 3mm Quadrada Polida

Como manter a aliança de ouro brilhando por mais tempo?

Para manter sua aliança de ouro sempre brilhante, a principal dica é limpá-la regularmente. Para isso, utilize as técnicas acima indicadas. 

Outro conselho a seguir é: sempre que for mexer em produtos corrosivos ou em materiais que possam arranhar sua aliança, convém tirá-la antes de fazer isso. Assim, você evita o desgaste do metal e arranhões 

Continue aqui no blog da Virtual Joias e entenda mais sobre anéis e alianças. Veja como descobrir o tamanho do anel de um jeito prático!