Fundo rosado, à esquerda uma moldura branca com uma foto de um casal de noivos se olhando sorridentes, à direita em letra branca: Alianças ouro 10k

 

Hoje vamos falar de um assunto que pode ser muito interessante para quem busca a nobreza do ouro, porém com preço acessível. Para fazer uma escolha inteligente na hora de investir nas suas alianças, que tal escolher joias desse material?

Você conhece o ouro 10K? Não?

Então, continue comigo neste post, que vamos desvendar os segredos dessa liga linda e super resistente, e mostrar como você pode incorporá-la ao seu estilo pessoal.

 

O que é o ouro 10K?

O ouro 10K ou 10 quilates é muito comum nos Estados Unidos e Europa e vem ganhando o mercado brasileiro nos últimos anos. Composto por 10 partes de ouro, ou 41,6%, e 14 partes, ou 58,4% de liga metálica, que pode ser composta de prata, níquel, zinco e/ou outros metais.

Ah, você pode estar pensando: “Então esse ouro 10K possui mais liga metálica que ouro, então não tem qualidade…” Calma, vamos lá: o ouro é considerado um metal mole, por isso na joalheria a liga metálica tem grande importância, porque é o que possibilita a confecção de uma joia, sendo ela que concede durabilidade e resistência às joias. E o ouro 10K é considerado mais resistente justamente pela sua composição.

 

O ouro 10k escurece?

Afinal, o ouro 10k escurece? Essa liga de ouro requer cuidados como toda joia, não devendo ser exposto a produtos químicos ou abrasivos, como produtos de limpeza e cloro de piscina.  Você também não deve tomar banho usando os acessórios, devido à película que o sabonete cria sobre a superfície do metal, o que apaga o brilho da sua joia. Além disso, por ser uma liga com menos partes de ouro que é um metal mais resistente a oxidação, o ouro 10k pode oxidar com o tempo, em contato com substâncias liberadas pela pele, exposição a produtos químicos, dentre outros. Porém, é possível evitar que sua aliança em ouro 10K perca o brilho, seguindo esses cuidados básicos citados acima.

Descubra também dicas para limpar suas joias.

 

Qual o melhor ouro?

“Ah, então o ouro 10K não é bom?” Calma! Vamos te explicar as diferenças entre os teores desse metal. E aqui vai um spoiler: uma liga mais pura não é necessariamente a melhor para fabricar joias.

 

O quilate (K) é a medida que indica o nível de pureza do ouro. Então quando citamos ouro 10, 18 ou 24K, estamos nos referindo ao teor de ouro presente na liga que compõe a joia. 

 

O ouro 24k é considerado puro, por ser composto por 24 partes de ouro, correspondendo a 99,9% do metal, não possuindo ligas metálicas agregadas. E por ser puro, é muito maleável e macio, o que torna as peças fabricadas com ele suscetíveis a sofrer danos e deformação facilmente. Por isso, são inseridas ligas metálicas para torná-lo mais sólido e resistente.

 

O ouro 18K é formado a partir da mistura de 18 partes de ouro mais 6 partes de outros metais como a prata, cobre ou paládio. Essa combinação resulta em uma joia com 75% de ouro e os outros 25% de outros metais, o que proporciona a fabricação de acessórios mais resistentes e duráveis.

 

Já o ouro 14k, que não é comum no mercado de joias brasileiro, mas muito comum nos Estados Unidos e Europa, é formado por 58,3% de ouro e 41,7% de ligas metálicas. Em seguida, vem o ouro 10K com 41,6% de ouro e 58,4% de outras ligas metálicas.

 

Qualquer joia de ouro é sempre muito luxuosa e elegante, o melhor ouro é aquele que melhor se adapta às necessidades de quem busca por essa liga. Você pode escolher entre a rigidez e o bom custo benefício das ligas com menor quantidade de ouro como o ouro 10K e 14K ou a tradição e elegância do ouro 18K e 24K.

 

Quadro com dados de teor de ouroQuadro com dados de teor de ouro

 

Por que o ouro 10K é tão popular?

Embora o preço seja determinante para a popularidade do ouro 10K, resumi-la a isso não seria correto. A fama dessa liga vai além de seu valor competitivo, porque sua qualidade, brilho e beleza não deixam nada a desejar, se comparado a uma joia feita com ouro 18K.

O ouro 10K ainda é considerado mais resistente a arranhões que outras ligas ou o ouro puro, sendo muito utilizado na fabricação de alianças e anéis de noivado, peças que podem suportar o desgaste diário com menor necessidade de reparos e manutenções para ficarem como novas.

Há quem diga que uma peça com esse teor de ouro não seja considerada uma joia, mas o que caracteriza o valor de um acessório é seu significado, simbologia e claro, sua beleza, e não seu teor em ouro. De qualquer forma, mesmo com menor teor de ouro, as joias produzidas com essa liga também são valiosas.

 

Quais são as cores do ouro 10k?

“Tá bom, já estou convencido, o ouro 10k é o ideal para mim, mas quero minhas alianças com outras opções de cor do ouro”. Então você está no lugar certo: aqui na Virtual Joias você vai encontrar a diversidade que procura, porque temos além do clássico ouro amarelo ou dourado, temos opções em ouro branco e em ouro rosê com essa liga.

 

 

Agora que você já sabe o bastante sobre ouro 10K, veja nossos modelos de alianças nesse metal. As joias nesse teor de ouro são uma escolha inteligente para quem busca toda a beleza do ouro com um bom custo-benefício.