Fundo cinza com moldura quadrada dourada, à esquerda em letra manuscrita: Qual a diferença entre ouro maciço e oco? No canto inferior direito anel com aro triplo zircônia centralizada com halo de pequenas zircônias brancas

O ouro é a matéria-prima mais utilizada para produzir joias, pois ele traz sofisticação e brilho para a joia, além de garantir que ela tenha uma durabilidade maior. Por isso, o ouro gera muitas dúvidas, principalmente quanto a seu tipo e composições. Confira o post e saiba mais!

Por aqui já respondemos muitas dúvidas sobre o ouro, como composição, tipo e tonalidades. O ouro é o material mais nobre utilizado em joias, pois é resistente à corrosão por ácidos e outros sais. 

O que muitas pessoas não sabem é que o ouro tem ainda outras características quanto ao seu tipo, se ele é maciço ou oco,  é uma delas, e essa definição altera muitas coisas na joia, principalmente quanto ao preço e a maleabilidade da peça. Entenda mais sobre:

O que é o ouro oco? 

Joias ocas são mais frágeis e, normalmente, as joias ocas aceitam solda, ou algum tipo de conserto. Para saber se a joia é feita com ouro oco, observe se ela possui algum furo, se possuir, é oca. 

No caso dos brincos de argola, em sua maioria, são ocos, por uma questão de conforto. Uma argola grande, maciça, pesa na orelha e machuca, já a oca é muito mais confortável.

O que é o ouro maciço? 

O ouro utilizado na fabricação de joias maciças é, na verdade, uma liga, ou seja, uma mistura de materiais, pois o ouro puro é um material extremamente maleável. 

A mistura de metais, dessa forma, confere além de maleabilidade, durabilidade à joia que será produzida.

Qual a diferença entre joias ocas e maciças?

Dentro do contexto técnico as diferenças são percebidas desde o maquinário usado e até mesmo a quantidade de ouro, e técnicas para se chegar aos dois tipos de joias. 

O preço também é uma grande diferença, já que a quantidade de ouro é diferente, a joia oca possui valores menores.

Porém, mesmo sendo uma joia com preço menor, as peças fabricadas em ouro oco, possuem menor durabilidade, são mais maleáveis e sofrem muito com a ação de corrosivos e do tempo.

Qual comprar? Joia oca ou maciça? 

Considerando todos esses pontos e apesar das joias de ouro oco terem seu charme, elas possuem algumas desvantagens, sendo assim, a joia em ouro maciço é a melhor opção para quem quer uma peça que dure por muitos anos e com certificado de garantia.

Aqui na Virtual Joias, todas as nossas peças, incluindo as alianças, são produzidas com ouro 18k maciço, ou seja, um ouro com uma liga ideal para joias e com a tipagem que garante um produto durável. Ou seja, agradando os clientes mais exigentes e com gosto refinado. 

Quer entender mais sobre o ouro? Leia nosso post dos tipos de ouro, para entender mais as diferenças e composições.