Fundo off white com folhagens em tons claros de verde nas extremidades com escrito em verde escrito: Modelos de Convites de Casamento 7 inspirações para aderir

 

Chegou a hora de descobrir as tendências e inspirações de modelos de convites de casamento para 2024. A papelaria no casamento é o passo inicial para definir a decoração de toda a cerimônia; por isso, fica comigo e confira dicas e inspirações para te auxiliar na escolha desse item tão importante.

 

7 inspirações de convites de casamento

Vamos conhecer agora 7 tendências de convite de casamentos com os modelos queridinhos e mais desejados pelos casais para o próximo ano. 

1. Peach Fuzz

Nossa primeira dica é ficar de olho na cor do ano anunciada pela Pantone, ela pode ser um bom norte na escolha da cor do convite. 

 

Segundo a Pantone, a cor do ano de 2024 que poderá ser usada em convites de casamento é a Peach Fuzz. Um tom delicado e acolhedor na paleta de um coral rosado mais claro. Abuse das variações e arrase com essa cor em sua decoração e papelaria em seu casamento. É uma cor moderna e aconchegante.

 

Em dúvida sobre as cores da sua cerimônia? Saiba como escolher a paleta de cores para casamentos.

 

Fundo claro convites de casamento com detalhes de flores e folhas,  na parte superior direita um arranjo de flor coral, tag com a cor segundo a Patone da cor Peach Duzz, coral alaranjado rosadoFundo claro convites de casamento com detalhes de flores e folhas,  na parte superior direita um arranjo de flor coral, tag com a cor segundo a Patone da cor Peach Duzz, coral alaranjado rosado

2. Temas florais

Como falamos acima, escolhendo o convite de casamento você está definindo toda a papelaria da cerimônia, desde o Save the date, tema do site dos noivos, o menu do buffet, cardápio de drinks e carta de boas-vindas, até os personalizados e lembrancinhas. 

 

Um tema em alta são os florais, que cria toda uma atmosfera festiva na cerimônia, uma vez que todo casamento necessita de uma decoração mais elaborada de folhagens e flores. Por isso, utilizar esse tema no convite tem se tornado um clássico. Os florais podem ser usados nas extremidades da folha, ou em guirlanda centralizada, como marca d’água ou até estampando o interior do envelope.

à esquerda papel de convite de casamento com detalhe floral nas extremidades, ao centro um modelo de conbite com o tema floral em verde, à direita modelo de convite com tema floral em cor coralà esquerda papel de convite de casamento com detalhe floral nas extremidades, ao centro um modelo de conbite com o tema floral em verde, à direita modelo de convite com tema floral em cor coral

3. Verde-oliva

Aposto que você já reparou na sua busca por inspirações, os casamentos com cerimônias com muito verde, desde as folhagens até a cor principal do evento. O verde-oliva é uma cor tendência para casamentos e remete ao tom intenso das folhas da oliveira. Nos convites traz sobriedade e elegância. 

 

Essa cor significa paz, harmonia e fertilidade, além de representar que os noivos pretendem plantar a semente de uma vida a dois com próspera e duradoura. Use como cor principal ou nos detalhes da papelaria do casamento, também pode ser utilizada no terno do noivo e padrinhos, nas gravatas, vestidos de madrinhas ou ainda em detalhes do buquê. 

 

modelos de convite de casamento na cor verde-oliva, temas nessa cor impressos na folha branca ou envelopes em tons variados de verde-olivamodelos de convite de casamento na cor verde-oliva, temas nessa cor impressos na folha branca ou envelopes em tons variados de verde-oliva

4. Ilustração em aquarela

Para quem quer oferecer sofisticação e elegância a partir do convite, os modelos com ilustração em aquarela são ideais. Você pode optar por um desenho do local onde será realizada a cerimônia, um retrato ou representação do casal, ou o tema da cerimônia, como flores e folhagens. É um modelo chiquérrimo e memorável.

 

modelo de convite de casamento com envelope em papel pardo com seu interior e a folha branca com ilustrações florais em aquarela, ao centro uma folha com desenho em tons de verde aquarela, à direita convite com ilustração de caricatura dos noivos em aquarmodelo de convite de casamento com envelope em papel pardo com seu interior e a folha branca com ilustrações florais em aquarela, ao centro uma folha com desenho em tons de verde aquarela, à direita convite com ilustração de caricatura dos noivos em aquar

5. Temas frutas tropicais

Os elementos naturais são ótimas representações para o convite. Para se diferenciar das flores e folhas, as frutas tropicais são ótimas ilustrações para um tema de casamento. Essa estampa pode ser feita com cores quentes e vibrantes, ou em delicadas aquarelas e tons pastéis. É um estilo alegre e divertido, ideal para casais que farão a cerimônia no verão, ao ar livre, em sítios, ou na praia.

 

modelos de convite de casamento com fdesenhos de frutas tropicais coloridas nas extremidades das folhasmodelos de convite de casamento com fdesenhos de frutas tropicais coloridas nas extremidades das folhas

6. Cores sóbrias

Essa é uma opção para casais clássicos. Os convites com cores sóbrias geralmente possuem uma decoração mais delicada em tons metálicos ou neutros como o preto e branco. 

 

Em alta estão os convites em papel pardo em tons de nude, o sofisticado cinza-chumbo e o tradicional preto. É uma decoração versátil e refinada. Para diferenciar, opte por impressão em alto ou baixo-relevo. As combinações de cores mais usadas são: rosa antigo e cinza; cinza-chumbo ou preto com azul-marinho, preto e prata (ou dourado) e, branco e dourado (ou prata).

 

Convite de casamento com folha branca e escrito em preto com envelope marrom escuro, ao centro envelope de convite de casamento em cinza com selo de cera vinho, à direita convite de casamento em preto com escrito branco e prataConvite de casamento com folha branca e escrito em preto com envelope marrom escuro, ao centro envelope de convite de casamento em cinza com selo de cera vinho, à direita convite de casamento em preto com escrito branco e prata

7. Convites inusitados

 

Atualmente há inúmeras possibilidades de materiais para confeccionar seu convite de casamento, o que traz a inovação e originalidade para representar o casal:

  • O papel reciclado, por exemplo, com seu acabamento que pode possuir texturas desde o aveludado até o mais rústico com as bordas rasgadas, como se estivesse inacabado, concede charme e criatividade ao item, além de ser uma opção sustentável.

  • O papel semente é uma opção ecológica que consiste em um papel artesanal que tem sementes em sua composição, então quando descartado em terra úmida geram ervas, flores e até árvores frutíferas. Já pensou um convite assim?

  • Ainda focando na sustentabilidade, o convite virtual é uma opção prática e que não gera resíduos no meio ambiente. Esse modelo tem a vantagem de chegar rapidamente aos convidados e se torna interativo.

  • Você pode escolher também convites em formatos diferenciados, em formato de caixa, coração, em MDF se tornando um quadro, ou para inovar com muita sofisticação, os modelos em acrílico transparente são incríveis. Outra opção transparente é usar papel vegetal para o envelope, fica muito delicado.

 

à esquerda convite feito em papel reciclado corte rústico, ao centro convite em papel colorido em formato de caixa, à direita convite virtual em um celularà esquerda convite feito em papel reciclado corte rústico, ao centro convite em papel colorido em formato de caixa, à direita convite virtual em um celular

 

Agora que você conheceu algumas ideias de convites, saiba o que mais é importante para decidir esse item tão importante para o casamento:

Defina o fornecedor

Para definir o convite de casamento o primeiro passo é determinar o fornecedor, ou seja, a gráfica, que será responsável pela fabricação deste item. A partir dessa escolha você definirá se o convite será físico ou virtual e assim partir para a escolha da identidade visual. 

 

Normalmente, a empresa que confecciona os convites te auxilia a escolher, desde a gramatura, tipo do papel, modelo de impressão, caligrafia ou fonte, acabamento, estilo de envelope até se haverá ou não monograma ou brasão e como será o fechamento do envelope, se é com lacre de cera, fita ou adesivo. 

 

Por isso é fundamental escolher uma empresa consolidada no mercado e de confiança. Peça indicação do cerimonialista ou de amigos para evitar maiores transtornos como atraso ou produtos finais de baixa qualidade.

 

Não se desespere, aprenda conosco como organizar um casamento.

 

Mulher sorrindo segurando uma caixa de papelão escrevendo algo nelaMulher sorrindo segurando uma caixa de papelão escrevendo algo nela

Escolha a identidade visual do convite

Definida a empresa que produzirá os convites, vamos criar a identidade visual ou tema do casamento. Determine o estilo do convite conforme o local da cerimônia, personalidade dos noivos e a estética do evento: minimalista, rústico, irreverente, sóbrio ou moderno, esses aspectos deverão ser refletidos no seu convite.

 

Se você ainda não decidiu como será o casamento, conheça as tendências de casamento.

 

convite de casamento azul claro sobre areia com escrito manuscrito em azul escrito em folha branca com pedras em outro tom de azul em cima convite de casamento azul claro sobre areia com escrito manuscrito em azul escrito em folha branca com pedras em outro tom de azul em cima

“Save the date”

Você sabia que o ideal é enviar o convite aos convidados com certa antecedência? Para as pessoas que moram na sua cidade o envio pode ser feito entre 30 e 45 dias antes do evento, para aqueles que moram fora da cidade, estado ou país, o envio deve ser realizado cerca de 2 a 6 meses antes da data da cerimônia, para que eles possam se organizar a para a ocasião. 

 

Por isso alguns casais preferem enviar o “Save the date”, que é uma espécie de pré-convite, informando já a data do casamento e solicitando a confirmação de presença. Você pode optar por modelos virtuais, sendo os mais utilizados pela sua praticidade, porém nada impede que envie impresso também. Mas lembre-se, normalmente esse item já contém o tema do casamento com a identidade visual do evento.

 

fundo de madeira com convites de casamento Save The Date em tons de verde claro a verde escuro com lacre de cera douradofundo de madeira com convites de casamento Save The Date em tons de verde claro a verde escuro com lacre de cera dourado

 

A partir de agora você já sabe como escolher e conheceu várias inspirações de convites, já encontrou o seu preferido? Conta para a gente nos comentários qual você escolheria dentre os que apresentamos?