Fundo azul esverdeado ao centro imagem de dois anéis solitário com pedra azul escuro e escrito em letra manuscrita Lapidação: conheça 8 tipos

Você sabia que “brilhante” é um tipo de lapidação e não uma pedra? Com certeza você já ouviu alguém falar sobre diamantes se referindo a ele como “brilhante”, mas a verdade é que é uma forma de lapidar o diamante. E a lapidação é um  dos fatores mais determinantes para o brilho de um diamante. 

Vamos conhecer um pouco mais sobre as lapidações? Leia o post para saber mais!

A lapidação é uma forma de destacar, ressaltar e dar brilho às pedras preciosas. Por isso, existem diversos tipos de lapidação. Como as pedras preciosas refletem a luz, elas são lapidadas de forma que a luz seja mais bem refletida. 

 

1. Gota: 

Colar e anel de prata, com pedra verde e lapidação gotaColar e anel de prata, com pedra verde e lapidação gota

Conjunto Prata Gota com Pedras Brancas e Pedra Verde

Esse formato, como o próprio nome já diz, conta com uma extremidade redonda e uma pontiaguda, ficando exatamente do formato de uma gota, assim deixando as peças femininas e delicadas.

 

2. Octogonal: 

Anel solitário de prata com pedra azul e lapidação octogonalAnel solitário de prata com pedra azul e lapidação octogonal

Anel Solitário Prata Pedra Azul

Essa lapidação é uma versão da clássica lapidação arredondada, e é uma das mais usadas em anéis de compromisso. Ela deixa a pedra com formato mais retangular, realça o brilho e cor das pedras.

 

3. Carrê:

 Anel de noivado com pedra central e lapidação carrê Anel de noivado com pedra central e lapidação carrê

Anel Noivado Sposare Ouro 18K

A lapidação carrê é uma das mais elegantes e sofisticadas, ela conta com um brilho semelhante ao da lapidação brilhante, já que o diamante carrê ou conhecido como princesa, também emite muitas facetas.

 

4. Navete:

Brincos de ouro com pedras verdes e lapidação naveteBrincos de ouro com pedras verdes e lapidação navete

Brincos Ouro 18K Pedra Navete Verde

Conhecida também como marquesa, essa lapidação se caracteriza por seu formato elíptico e suas extremidades pontiagudas. É uma lapidação mais popular em pingentes, brincos e colares. Quem procura por uma joia diferente, a lapidação marquesa é perfeita. 

 

5. Baguete:

Anel de formatura de prata com lapidação bagueteAnel de formatura de prata com lapidação baguete

Anel Formatura Masculino de Prata

Este conceito dá nome a um tipo de lapidação alargada, estreita e retangular, fazendo referência à baguete francesa. É um corte bastante original e conta com muitas facetas.

 

6. Oval:

Anel de prata com lapidação ovalAnel de prata com lapidação oval

Anel de Prata

O diamante oval é um dos mais bonitos tipos de lapidação de diamantes, pois combina, de forma muito elegante, a lapidação arredondada com a marquesa. Por ser simples e sofisticada é um dos tipos de lapidação mais utilizadas em anéis de noivado.

 

7. Coração: 

Pingente de coração em uma corrente de ouro 18kPingente de coração em uma corrente de ouro 18k

Colar Ouro 18K Ponto de Luz Coração Pedra Azul 45 cm

Essa é a lapidação mais romântica que existe! Frequentemente usada em anéis solitários, brincos e conjuntinhos, principalmente com pedras coloridas. Uma das mais pedidas quando se trata de presentes especiais. 

 

8. Redonda:

Colar e anel de ponto de luz em prata, com lapidação redondaColar e anel de ponto de luz em prata, com lapidação redonda

Conjunto Ponto de Luz Prata

A lapidação de formato redondo, é a mais popular para os diamantes e diversas outras pedras em anéis e brincos solitários. Suas facetas asseguram que o máximo de luz seja refletido, criando brilho em todos os ângulos da joia. 

Essas lapidações são as mais conhecidas e tradicionais, mas ainda existem outras, como: almofada e antiga, que têm os formatos delicados e românticos. 

Na Virtual Joias você encontra joias com pedras e zircônias com lapidações que deixam qualquer peça mais brilhante e charmosa. Veja abaixo as laipidações disponíveis no site! 

Tipos de lapidação: gota, octogonal, carrê, navete, baguete, oval, coração e redondaTipos de lapidação: gota, octogonal, carrê, navete, baguete, oval, coração e redonda