Bebê com brinco de ouro e ao lado está escrito: furo na orelha do bebê é seguro?

Não é de hoje que o furo na orelha do bebê é parte do início da história das meninas recém-nascidas. Faz parte da nossa cultura começar  a pensar nesse acessório assim que se descobre o sexo do bebê. 

Este é um dos presentes favoritos de madrinhas, padrinhos e familiares, também é uma dos primeiros acessórios escolhidos pelas mães para as suas filhas. Até mesmo como um presente de batizado.

Porém, o que parece algo corriqueiro em nossa cultura, não é tão comum em outros países. Mesmo aqui, o assunto divide opiniões. Há quem diga que furar a orelha deveria ser escolha apenas da pessoa que irá usar os brincos, ou seja, a criança tomaria essa decisão quando mais velha.

Não entraremos na discussão sobre a autoridade dos pais e responsáveis a respeito de intervenções nos corpos das crianças, ou da autonomia das crianças nesse processo. Cabe aos pais e responsáveis tomar a decisão de furar ou não a orelha das meninas

Para aqueles que não abrem mão dessa tradição, os médicos recomendam cautela e alguns cuidados, pois os bebês são naturalmente mais sensíveis. Pensando nisso, listamos aqui as principais dúvidas a respeito do furo na orelha do bebê, continue lendo e conheça sobre o assunto!

Que tipo de brinco usar no primeiro furo do bebê? 

O ideal é que a orelha do bebê seja perfurada com o próprio brinco, que tem que ser obrigatoriamente hipoalergênico, ou seja, sejam livres de substâncias com histórico de causar problemas alérgicos. 

No caso dos brincos de ouro, assim como os modelos disponíveis aqui na Virtual Joias, não devem conter níquel, metal que pode ser adicionado aos 25% de outros metais presentes nas ligas de ouro 18K, mas que é altamente alérgico. Além disso, é importante que os brincos sejam esterilizados antes de serem colocados no bebê.

Todas as nossas joias são hipoalergênicas e além disso os brincos em ouro 18k são presentes que acompanham o crescimento da criança, em muitos casos, são passados de geração em geração.

Os pais podem optar também por furar a orelha com um brinco de material (aço) cirúrgico e depois fazer a troca por um brinco de ouro, o que pode ser feito num período de 4 a 6 semanas após a realização do furo, segundo a Anvisa.

Duas bebês usando brincos de ouroDuas bebês usando brincos de ouro

Quem pode furar a orelha do bebê?

O furo na orelha do bebê deve ser feito sempre por profissionais qualificados da área de saúde, tais como: médicos, enfermeiros e farmacêuticos.

Em farmácias, é comum que o furo seja feito por uma pistola de pressão, o que muitas vezes é tido como incômodo por assustar o bebê, ainda que seja um processo bem rápido.

Outra alternativa disponível hoje é o furo humanizado, nesse método, profissionais qualificados utilizam pomadas anestésicas e técnicas como acupuntura e body piercing, além de aplicadores silenciosos, para garantir uma experiência menos invasiva para o bebê. 

Esse procedimento pode ser feito inclusive com a criança dormindo ou sendo amamentada. O objetivo é criar um ambiente ideal para que o bebê passe por esse procedimento da forma mais tranquila possível, ou até mesmo, sem sequer perceber o que está sendo feito.

Veja também: quais os cuidados tomar com a pulseira do bebê!

Por que não se fura mais a orelha na maternidade?

Você pode pensar, se o furo deve ser sempre feito por profissionais de saúde, o melhor local para se fazer é na maternidade, certo? 

Errado! O furo pode ser uma porta de entrada para bactérias e outros microrganismos, portanto, além de seguir todas as normas de higiene, é recomendado que ele seja feito longe de ambientes hospitalares.

Segundo a Anvisa, é possível realizar esse procedimento em farmácias, desde que profissionais com a qualificação necessária o façam, utilizando aparelhos específicos e descartáveis. 

Para aqueles que optam por furar a orelha do bebê em casa, o procedimento deve ser  feito por um profissional da área de saúde, um enfermeiro, por exemplo. Redobre a atenção na limpeza e higiene das mãos de quem irá fazer o furo, das orelhas da criança, dos brincos e de outras ferramentas utilizadas. Esterilize tudo que for possível.

Bebês com a orelha furada e brinco de ouroBebês com a orelha furada e brinco de ouro

Qual a idade ideal para furar a orelha do meu filho?

Não existe um consenso para a idade ideal para furar a orelha do bebê. Há algum tempo o brinco era colocado na própria maternidade, o que não é mais recomendado, no entanto, há pediatras que não vêem problema em furar a orelha do bebê já nos primeiros dias de vida.

Outros, inclusive membros do conselho da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), recomendam que esse procedimento seja feito apenas a partir dos 2 meses, após algumas vacinas. Nesse mesmo sentido, há aqueles que defendem que o melhor é esperar os 6 meses para que a criança esteja com quadro vacinal mais completo. Alguns pediatras vão ainda mais longe e recomendam que o furo seja feito apenas após o bebê completar 1 ano.

No fim das contas, cabe aos pais, com orientação de seu pediatra de confiança, decidirem qual o melhor momento para furar a orelha de suas filhas.

Quais cuidados tomar após furar a orelha do bebê?

Após a realização do procedimento do furo na orelha do bebê é essencial tomar alguns cuidados para evitar infecção no local e outros problemas:

  • Evitar trocar o brinco nas 6 primeiras semanas após a perfuração da orelha;
  • Deixar a orelhinha do bebê, em especial o local do furo sempre limpo e seco;
  • Fazer a limpeza diária da área do furo com álcool 70% num período de até 6 semanas;
  • Girar os brincos de 1 a 2 vezes ao dia e verificar a existência de sangramento ou infecção, caso identifique qualquer problema procurar imediatamente um pediatra;
  • Evitar colocar a mão suja e higienizar bem as mãos sempre que precisar manusear o brinco.

Agora que você já sabe que tomando os devidos cuidados é possível furar a orelha do bebê de forma segura, saiba mais sobre essa primeira joia. Veja quais os brincos e tamanhos mais indicados para o bebê .