Fundo amarelado, à esquerda com letra vermelha manuscrita: Primeira joia: tudo sobre o brinco do bebê! À direita uma bebê loira de olhos claros sorri para a câmera

O brinco é um dos primeiros presentes que o bebê ganha assim que se descobre que será uma menina. Mas qual é o tamanho ideal de joia para recém-nascido? Qual é a idade indicada para fazer o primeiro furo? Onde devo realizar a colocação? Venha saber tudo sobre o primeiro furo de brinco do bebê neste post!

Sempre houve o costume de colocar brinco em recém-nascido, principalmente na América Latina. Inclusive o brinco é um dos primeiros presentes que o bebê ganha assim que se descobre que será uma menina. 

Hoje em dia, as opiniões se dividem. Alguns pais não o fazem, pois acreditam que a criança tem o direito de decidir se quer ou não, quando tiver mais idade. Outros sonham em fazer isso o quanto antes em sua princesa. Se você é do segundo time, veja essas dicas que preparamos.

Qual o brinco mais indicado para os bebês?

Brinco antialérgico para bebê é o mais indicado para o primeiro furo, assim como são os da Virtual Joias. Nossas joias de ouro 18K são hipoalergênicas, pois não contém níquel, evitando qualquer alergia ou infecção, ainda mais em bebês que têm a pele mais sensível. 

O mais legal, é que brincos de ouro 18K duram toda a vida e podem seguir sendo usados mesmo depois da infância, no segundo e terceiro furo, por exemplo.

Qual o tamanho e formato mais indicado?

Para bebês com até 4 meses, é aconselhável que a joia tenha até 3 mm. De 4 a 6 meses, 4mm. De 6 meses a 1 ano, entre 4 e 5 mm. Já brinco para bebês de 1 ano a 5 anos, até 10mm.

Quanto ao formato, é ideal que sejam arredondados para não enroscarem em outros objetos e não machucar a criança e que tenham tarraxas forradas abauladas (conhecidas também por tarraxa baby), que não deixam a haste do brinco exposta. 

As joias também devem ser leves, pois brincos pesados podem rasgar a orelhinha que ainda está em processo de cicatrização.

Quando realizar o furo do bebê?

Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), o primeiro furo de brinco deve ser feito com pelo menos 2 meses, quando a criança já tomou algumas vacinas, inclusive a primeira dose da antitetânica (pentavalente). Alguns pediatras liberam antes disso, com mais ou menos 15 dias de vida. O formato do lóbulo também influencia nessa decisão. Sendo assim, o ideal é conversar com um médico para ter uma melhor orientação para o caso do seu bebê em específico.

Antigamente era comum furarem a orelha do recém-nascido ainda na maternidade. Atualmente, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) não permite mais, por conta do ambiente hospitalar oferecer risco de infecção. Recomenda-se procurar um serviço especializado, que podem ser enfermeiros, clínicas ou farmácias.

Os métodos mais usuais de colocação são:

  • aplicação com pistola:

Feita em farmácias com pistolas que fazem bastante pressão e barulho, que podem assustar o bebê. Como geralmente não há um cuidado com o ponto em que se coloca o brinco, o furo pode sair torto ou ser feito num local doloroso.

  • furo humanizado:

É uma técnica menos traumática, onde é utilizada pomada anestésica de acordo com a idade, práticas de acupuntura ou auriculoterapia para furar num ponto neutro, menos enervado, para evitar dor, pode ser feito com um aplicador silencioso ou usando técnica de body piercing (com cateter esterilizado e descartável), os pais ou responsáveis devem estar por perto para a criança sentir-se segura e tranquila e pode até ser realizada enquanto o neném dorme ou a mãe o amamenta. 

Cuidados após a colocação do brinco:

  • girar o brinco de 1 a 2 vezes ao dia;
  • deixar o local bem limpo e seco;
  • limpar com álcool 70% e cotonete;
  • ficar pelo menos 6 semanas com o mesmo brinco da perfuração, até cicatrizar bem;
  • evitar colocar a mão suja no brinco e região;
  • evitar enroscar o brinco em roupas da criança e adultos.

Pulseiras Infantis:

Outro presente bastante popular para recém-nascidos, além do brinco, é a pulseirinha, principalmente aquela pulseira de bebê ouro 18K com nome personalizado. Essa joia é um clássico! 

Na nossa loja você encontra diversas opções de pulseiras com plaquinhas para gravar o nome da criança. São modelos com detalhes de coração, desenhos de menina e menino vazados. Além de pulseiras lisas e com pingentes cheias de significados e encanto. Veja só:

Os tamanhos de pulseiras dependem de cada punho. Aproximadamente, as medidas infantis são as seguintes:

Recém-nascido: 10 cm

6 a 12 meses: 11,5 cm

1 a 2 anos: 13 cm

2 a 5 anos: 14 cm

6 a 8 anos: 15 cm

Mesmo com as medidas aproximadas, o melhor é medir o punho de quem irá utilizar a joia, para ficar certinha. Siga essas dicas:

imagem com texto e desenhos explicando como realizar e medida do pulso do bebê antes de comprar uma pulseiraimagem com texto e desenhos explicando como realizar e medida do pulso do bebê antes de comprar uma pulseira

As joias para os bebês são presentes com significado que eles irão carregar por toda a vida. Veja mais dicas e opções de joias para os pequenos.