Fundo branco, à esquerda em laranja Nomes de menino e menina, à direita um casal de crianças com os braços cruzados sorriem para a câmera

Não é novidade que a escolha do nome do bebê é um dos momentos mais apreensivos do casal quando engravidam, afinal, essa é uma escolha definitiva e determinante na vida de um pequeno serzinho que ainda está por vir. 

Nosso nome é também nossa identidade e nosso maior bem, por isso, algo personalíssimo e muito importante para nossa vida íntima, social e profissional, devendo ser, portanto, algo a ser carregado com muito orgulho. 

Se você está vivendo esse momento de decisão acerca do nome do seu futuro filho, continue lendo o artigo para saber os nomes mais populares de meninos e meninas em 2022 e ter uma pequena ajuda na escolha do nome mais bonito e especial para o seu bebê. 

Os nomes, como as maioria das coisas, seguem tendências e variam de época em época, por isso, em determinados períodos, há uma leva de crianças registradas com o mesmo nome, o que faz com que este nome se torne popular ou comum, como é o caso de Maria, João, Ana, Antônio etc. 

Mas quais são os nomes do momento? Aqueles que mais tem chamado a atenção dos papais e mamães e se tornado populares no Brasil? 

10 nomes mais populares para menino

pai e filho abraçados, pai de camisa branca e filho de camisa azul claro, ambos sorrindo pai e filho abraçados, pai de camisa branca e filho de camisa azul claro, ambos sorrindo

Enquanto a tradicional lista anual de nomes mais populares de bebês do BabyCenter não sai, separamos alguns nomes populares de meninos que estão super em alta em 2022 e vem ganhando os corações dos papais e mamães brasileiros.

  1. Gael
  2. Theo
  3. Miguel
  4. Arthur
  5. Heitor
  6. Davi
  7. Gabriel
  8. Bernardo
  9. Samuel
  10. João Miguel

Em primeiríssimo lugar, o nome Gael tomou todo o coração dos brasileiros e está no top 1 de nomes populares no momento, ganhando até variações com acréscimo de letras como o H (Ghael. 

O nome que tem como significado “belo ou generoso”, já estava em terceiro lugar no último ranking de 2021, com 24.998 registros no Brasil. Em 2022 esses números prometem ser ainda maiores, apontando que este será o nome mais usado para os meninos. 

Em seguida, Theo, Miguel, Arthur e Bernardo, que já há algum tempo se fazem presentes no ranking como os nomes mais populares, continuam persistentes e com alto número de registros no País neste ano.

Uma curiosidade é a volta dos nomes comuns que por um tempo foram trocados por “Enzo”, que deixou a lista de nomes mais populares e deu lugar aos nomes: Davi, Gabriel e Samuel, que são nomes que voltaram a cair no gosto dos papais.

10 nomes mais populares para menina

foto com pai e filha, filha criança encostada no peito do pai, ambos de roupas brancas foto com pai e filha, filha criança encostada no peito do pai, ambos de roupas brancas
  1. Helena
  2. Alice
  3. Laura
  4. Maria Alice
  5. Valentina
  6. Heloísa
  7. Maria Clara
  8. Maria Cecília
  9. Maria Julia
  10. Sophia

Helena, que significa “a reluzente ou a resplandecente", segue sendo disparado o nome mais popular para meninas em 2022. 

Em 2021, 21.890 meninas foram registradas com o nome Helena e a expectativa é de que esse número aumente ainda mais neste ano. 

Em seguida, os nomes Alice, Laura e Maria Alice, crescem cada dia mais e a justificativa é que também são nomes fortes e de belos significados. 

O nome Valentina, ao contrário de Enzo, que saiu do ranking dos mais populares, continua sendo querido pelos papais e mesmo caindo de posição, permanece no ranking dos nomes mais utilizados em meninas. 

As famosas Marias nunca saem de moda e ganham diversificações no nome composto, sendo Maria Clara, Maria Cecília e Maria Júlia as composições mais utilizadas no Brasil. 

Por fim, o nome Sophia segue na lista em sua nova utilização com “PH” que caiu na graça das gravidinhas que ainda adotam muito este nome em suas meninas. 

10 nomes diferentes que estão em alta em 2022

foto de pai e filhos. Pai no meio recebendo beijo dos filhos na bochecha, filho homem do lado esquerdo e filha mulher do lado direito foto de pai e filhos. Pai no meio recebendo beijo dos filhos na bochecha, filho homem do lado esquerdo e filha mulher do lado direito

No Brasil também há uma forte tendência em nomear os bebês com nomes considerados diferentes e em sua grande maioria, nomes internacionais, como é o caso de Bryan e Zoe. 

Além desses, há 10 nomes entre femininos e masculinos, que são tendência no Brasil e que já são até mesmo considerados “abrasileirados”.

  1. Zyan
  2. Zaia
  3. Ravi
  4. Domênica
  5. Noah
  6. Kiara
  7. Philippo
  8. Jade
  9. Benjamin
  10. Maya

Os nomes estrangeiros já se popularizaram por aqui, muitos até mesmo por influência de alguns famosos, como o caso dos atores Bruno Gagliasso e Giovana Ewbank que possuem três filhos com nomes estrangeiros: Chissomo (Titi), Bless e Zyan. 

A influenciadora Shantal que também possui um nome considerado diferente, seguiu a mesma linha com os filhos e lançou moda com Philippo e Domênica que entrou para o ranking dos nomes diferentes mais pesquisados pelos futuros papais. 

10 Nomes que surgiram de apelidos 

Algo comum no Brasil e no mundo é apelidar as crianças, normalmente com o diminutivo do nome como Clarinha (Clara) ou com variação do nome como Chico (Francisco). 

O costume é existente há décadas, mas nos últimos anos notou-se que, por alguns apelidos se tornarem praticamente o nome das pessoas alcunhadas, acabavam por se tornar nomes principais, sendo adotado por muitas pessoas. 

Nomes como Theo, Toni, Duda e Bia já são bastante comuns por aqui e essa tendência tem tudo para crescer e ganhar mais espaço no Brasil  que até o momento tem 10 nomes muito utilizados que surgiram de apelidos, sendo eles:

  1. Liz (Eliza)
  2. Iza (Izabela/ Izabel)
  3. Mel (Melina/Melissa)
  4. Malu (Maria Luiza)
  5. Nina (Marina)
  6. Guto ( Augusto)
  7. Ben (Benjamin)
  8. Léo (Leonardo)
  9. Cadu (Carlos Eduardo)
  10. Caê (Caetano)

10 tendências de nomes compostos para 2022

Aos que acreditam que os nomes compostos saíram de moda, saibam que estão completamente enganados. Nomes compostos são clássicos, e, entra tendência e sai tendência, eles continuam pontuando nos cartórios de registro de todo Brasil. 

Acredita-se que os nomes compostos surgiram de homenagens resultantes da junção de nome dos avôs e avós ou da simples combinação entre nome bonito e boa harmonia sonora. 

Nos últimos anos, nomes como João Pedro, Maria Paula e Marcos Vinícius fizeram muito sucesso e para 2022 novas composições surgiram, criando-se um ranking de nomes compostos mais bem vistos pela população.

  1. João Victor
  2. Maria Clara
  3. Pedro Henrique
  4. Ana Luísa
  5. Luís Fernando
  6. Ana Laura
  7. Enzo Gabriel
  8. Ana Clara
  9. Luís Henrique
  10. Ana Beatriz

Como escolher o nome do bebê

foto mulher grávida com a mão na barriga foto mulher grávida com a mão na barriga

Com tantos nomes disponíveis e lindos, a escolha do nome do bebê realmente não é uma tarefa fácil, além disso, demanda imensa responsabilidade, já que a pessoa carregará o nome por toda vida. 

A depender do nome, a pessoa pode sofrer situações difíceis como dificuldade na hora de retirar documentos importantes ou até mesmo passar por situações constrangedoras, como ser vítima de bullying.

Por isso, por mais bem intencionados que sejam os pais e por mais que essa escolha seja feita de coração e com todo carinho, é preciso ir além no momento da escolha e pensar também no futuro e nos problemas que o nome pode vir a causar para a pessoa. 

O ideal é pensar em um nome que você ache bonito, de fácil pronúncia de acordo com o nosso idioma, que seja de fácil escrita e que não tenha fundo vexatório. 

Pesquisar o significado dos nomes também é uma estratégia muito usada pelos casais e ajuda muito no momento da escolha, assim, além de um nome bonito, você pode optar por nomes carregados de significados. 

Para pesquisar o significado de um nome especial pra você, clique aqui. E para te ajudar ainda mais, segue 10 sugestões de nomes simples, bonitos e carregados de significados.

  1. Ana
  2. Antônio
  3. Maria
  4. José
  5. Cecília
  6. Vicente
  7. Aurora
  8. Francisco
  9. Madalena
  10. Joaquim

Dicas de Joias para o seu bebê

imagem de mãos. Mãe segurando a mãozinha da filha bebê, mãe com anel e filha com pulseira com pingente de estrela imagem de mãos. Mãe segurando a mãozinha da filha bebê, mãe com anel e filha com pulseira com pingente de estrela

Um momento tão especial quanto o nascimento de um filho merece ser eternizado em joias que vão traduzir amor, delicadeza, beleza, inocência e todos os sentimentos bonitos da infância. 

Além disso, presentear com uma joia significa sorte e será este um presente que vai acompanhar a criança por toda infância, se tornando uma recordação na fase adulta para vida inteira. 

A pulseira de plaquinha com o nome da criança costuma ser o presente ideal e o mais comum e por ser uma joia clássica para meninos e meninas, os pais normalmente optam por essa joia e presenteiam seus filhos ainda recém-nascidos.

Se você tem filhos ou está prestes a ter, além de escolher com cuidado e amor o nome, escolha também uma joia especial para celebrar esse momento, segue nossas dicas:

 

  1. Brinco recém-nascido para primeiro furo;
  2. Brinco infantil de abelhinha; 
  3. Pulseira de Ouro Plaquinha Nome;
  4. Pulseira Infantil de Florzinha;
  5. Anel de borboleta; 

A mamãe também merece uma joia especial que expresse todo seu amor pelo bebê e o Pingente com Dados de Nascimento dos filhos é a melhor opção para eternizar esse momento tão especial. 

No site da Virtual Joias você encontra categorias completas de joias personalizadas em Ouro 18k e Prata 925 infantis e recém-nascidos. Após escolher o nome do seu bebê, acesse o nosso site e escolha uma joia linda que combine com o nome lindo que você escolheu. Clique aqui e confira!