Fundo branco com planilhas, régua, capacete, compasso e planta à direita, à esquerda um anel de formatura em prata com pedra do cursoazul escura e letra manuscrita azul Anel de formatura de engenharia: qual o significado do símbolo e da pedra

A engenharia é um curso tradicional que possui diversas ramificações, como civil, mecânica, elétrica, química e de produção, e todas elas são muito bem conceituadas, sendo uma grande conquista se formar nesse curso.

Esse momento especial merece um anel de formatura que represente o sentimento de se tornar engenheiro após 5 anos de muito estudo e se você está cursando qualquer uma das engenharias, continue lendo o artigo para saber mais sobre o anel de formatura do curso. 

O anel de engenharia 

Mulher vestida com a beca de formatura, segurando o canudo do diploma com anel de formatura ouro 18k pedra safira azulMulher vestida com a beca de formatura, segurando o canudo do diploma com anel de formatura ouro 18k pedra safira azul

Os anéis de formatura possuem a função de eternizar um momento único e especial da conquista do diploma e cerimônia de colação de grau.

Nos cursos de engenharia, a joia é tida como símbolo e carrega um significado muito bonito, sendo um presente que se tornou tradição para os formandos.

Essa tradição existe, pois, os antigos romanos acreditavam que anéis significavam sorte e proteção e por isso, presenteavam seus soldados com a joia para que usassem na guerra, como forma de amuleto.

O anel de formatura tomou o lugar dessa tradição simbolizando proteção na nova etapa profissional, selando o encerramento de um ciclo importante de muita dedicação e abdicação.

Hoje a tradição consiste em entregar para o formando no dia da cerimônia de graduação um anel com a pedra e o emblema do curso como presente e símbolo da passagem da vida acadêmica para a vida profissional.

Significado do símbolo de Engenharia

simbolo do curso de engenharia a deusa Minervasimbolo do curso de engenharia a deusa Minerva

A engenharia é uma profissão antiga que surgiu ainda nos primórdios das civilizações, quando o ser humano começou a usar habilidades intelectuais para construir e desenvolver objetos que facilitariam a vida e o convívio em sociedade.

A construção da roda, por exemplo, é uma arte da engenharia e com o passar do tempo e evolução do ser humano, essa engenharia se tornou profissão, se ramificando e transformando-se no que é hoje.

Para representar esse curso tão especial, foi escolhida a deusa Minerva para compor o símbolo, por isso, o brasão do curso traz a deusa ao centro de uma engrenagem.

A engrenagem significa bom funcionamento interno, uma vez que essa peça é uma peça, que, apesar de nem sempre estar visível aos olhos, é essencial para para o funcionamento do sistema em que está inserida, representando movimento. 

Assim é a engenharia, embora não perceptível a todo momento, ela é essencial para a sociedade, trabalhando sempre a favor do desenvolvimento com planejamentos e execuções de projetos.

Por ser um curso abrangente, o brasão é utilizado mais pelo curso de engenharia civil, no entanto, o Conselho de Engenharia afirma que este é o símbolo universal da profissão que representa a engenharia em suas mais diversas ramificações.

Por que a Minerva?

A deusa grega representa a arte, a sabedoria e a estratégia, e segundo a lenda, ela foi gerada da cabeça de seu pai, nascendo já adulta, com um capacete, escudo e lança. 

Por ter nascido da cabeça de seu pai, ela é considerada uma deusa inteligente, estratégica e sábia, por isso, a escolhida para representar essa profissão que demanda tanto de habilidades intelectuais.

Principais ramificações da engenharia e seus símbolos

simbolo das ramificações da engenharia, agrônomica, alimentos, elétrica, mecânica, florestal, civil e computaçãosimbolo das ramificações da engenharia, agrônomica, alimentos, elétrica, mecânica, florestal, civil e computação

Apesar da engrenagem com a deusa Minerva ser o símbolo universal da engenharia, algumas ramificações como as mais tradicionais: civil, mecânica, elétrica, química e de produção, adotaram seus próprios brasões, que também são validados e utilizados pelos profissionais da área, todas moldadas a partir da engrenagem.

Engenharia Civil

A engenharia civil, por ser a primeira ramificação das engenharias, adota o símbolo universal do curso, sendo a deusa Minerva no centro de uma engrenagem. 

Engenharia Mecânica

A engenharia mecânica tem como símbolo a engrenagem que significa bom funcionamento interno, com a letra “E” ao centro que simboliza a engenharia.

Engenharia Elétrica

A engenharia elétrica tem como símbolo a engrenagem que significa movimento e constância, com um raio ao centro, simbolizando energia. 

Engenharia Química 

A engenharia química tem como símbolo a engrenagem que significa funcionamento, com tubos de ebulição, que são equipamentos presentes nos laboratórios químicos, ao centro da engrenagem.

Engenharia de Produção

A engenharia de produção tem como brasão a deusa Minerva ao centro, símbolo de inteligência e estratégia e setas ao seu redor, representando o objetivo, otimização e melhoria progressiva, que são conceitos relacionados ao curso.

A pedra do anel das Engenharias 

pedra safira azul do anel de engenhariapedra safira azul do anel de engenharia

A Safira Azul é a pedra símbolo das Engenharias e essa pedra tão rara e bonita foi a escolhida para representar o curso, pois está ligada ao intelecto e raciocínio lógico.

Ela também é conhecida como pedra da sabedoria, significando fortalecimento da mente e equilíbrio das emoções e por isso, representa os cursos de engenharia que são cursos que demandam sabedoria e inteligência.

Como escolher o anel de formatura

anel de formatura em ouro com pedra azul safira e emblema do cursoanel de formatura em ouro com pedra azul safira e emblema do curso

O anel de formatura é uma joia especial para os formandos de engenharia, e por isso, deve ser escolhido com cuidado e carinho, uma vez que acompanhará o engenheiro por toda sua jornada profissional.

Se você vai presentear alguém que está cursando alguma das engenharias, considere a preferência da pessoa quanto ao metal, visto que há quem prefira ouro, enquanto há quem prefira a prata.

Considere também o formato do anel e a preferência de quem o receberá, pois há quem prefira anéis mais minimalistas como nosso anel de formatura com pequenas pedras cravejadas:

anel de ouro 18k e prata de formaturaanel de ouro 18k e prata de formatura

Anéis de Formatura

Como há também quem preferia anéis mais chamativos com estrutura mais grossa e pedras maiores como o nosso anel de formatura cravejado de pedras em torno da pedra principal do curso:

anel de formatura em prata cravejado de pedras anel de formatura em prata cravejado de pedras

Anel de Formutara Prata

Precisa de mais dicas de como escolher o seu anel de formatura? Clique aqui e aprenda como escolher o anel de formatura com o seu estilo. 

No nosso site você encontra uma categoria completa de anéis de formatura femininos e masculinos e todas as opções são personalizáveis com a pedra e emblema do curso que você desejar.

Você ainda encontra outras diversas opções de anéis de formatura para Engenharia. Acesse e confira!

Confira algumas opções dos nossos anéis de formatura e inspire-se:

modelo vestida com beca usando anel de formatura em prata cravejado de pedras verdes e brancasmodelo vestida com beca usando anel de formatura em prata cravejado de pedras verdes e brancas
modelo vestida como médica usando anel de formatura de ouro 18kmodelo vestida como médica usando anel de formatura de ouro 18k
modelo vestida com beca usando anel de formatura em prata cravejado de pedras vermelhas e brancasmodelo vestida com beca usando anel de formatura em prata cravejado de pedras vermelhas e brancas