
A engenharia é um curso tradicional que possui diversas ramificações, como civil, mecânica, elétrica, química e de produção, e todas elas são muito bem conceituadas, sendo uma grande conquista se formar nesse curso.
Esse momento especial merece um anel de formatura que represente o sentimento de se tornar engenheiro após 5 anos de muito estudo e se você está cursando qualquer uma das engenharias, continue lendo o artigo para saber mais sobre o anel de formatura do curso.
O anel de engenharia


Os anéis de formatura possuem a função de eternizar um momento único e especial da conquista do diploma e cerimônia de colação de grau.
Nos cursos de engenharia, a joia é tida como símbolo e carrega um significado muito bonito, sendo um presente que se tornou tradição para os formandos.
Essa tradição existe, pois, os antigos romanos acreditavam que anéis significavam sorte e proteção e por isso, presenteavam seus soldados com a joia para que usassem na guerra, como forma de amuleto.
O anel de formatura tomou o lugar dessa tradição simbolizando proteção na nova etapa profissional, selando o encerramento de um ciclo importante de muita dedicação e abdicação.
Hoje a tradição consiste em entregar para o formando no dia da cerimônia de graduação um anel com a pedra e o emblema do curso como presente e símbolo da passagem da vida acadêmica para a vida profissional.
Significado do símbolo de Engenharia


A engenharia é uma profissão antiga que surgiu ainda nos primórdios das civilizações, quando o ser humano começou a usar habilidades intelectuais para construir e desenvolver objetos que facilitariam a vida e o convívio em sociedade.
A construção da roda, por exemplo, é uma arte da engenharia e com o passar do tempo e evolução do ser humano, essa engenharia se tornou profissão, se ramificando e transformando-se no que é hoje.
Para representar esse curso tão especial, foi escolhida a deusa Minerva para compor o símbolo, por isso, o brasão do curso traz a deusa ao centro de uma engrenagem.
A engrenagem significa bom funcionamento interno, uma vez que essa peça é uma peça, que, apesar de nem sempre estar visível aos olhos, é essencial para para o funcionamento do sistema em que está inserida, representando movimento.
Assim é a engenharia, embora não perceptível a todo momento, ela é essencial para a sociedade, trabalhando sempre a favor do desenvolvimento com planejamentos e execuções de projetos.
Por ser um curso abrangente, o brasão é utilizado mais pelo curso de engenharia civil, no entanto, o Conselho de Engenharia afirma que este é o símbolo universal da profissão que representa a engenharia em suas mais diversas ramificações.
Por que a Minerva?
A deusa grega representa a arte, a sabedoria e a estratégia, e segundo a lenda, ela foi gerada da cabeça de seu pai, nascendo já adulta, com um capacete, escudo e lança.
Por ter nascido da cabeça de seu pai, ela é considerada uma deusa inteligente, estratégica e sábia, por isso, a escolhida para representar essa profissão que demanda tanto de habilidades intelectuais.
Principais ramificações da engenharia e seus símbolos


Apesar da engrenagem com a deusa Minerva ser o símbolo universal da engenharia, algumas ramificações como as mais tradicionais: civil, mecânica, elétrica, química e de produção, adotaram seus próprios brasões, que também são validados e utilizados pelos profissionais da área, todas moldadas a partir da engrenagem.
Engenharia Civil
A engenharia civil, por ser a primeira ramificação das engenharias, adota o símbolo universal do curso, sendo a deusa Minerva no centro de uma engrenagem.
Engenharia Mecânica
A engenharia mecânica tem como símbolo a engrenagem que significa bom funcionamento interno, com a letra “E” ao centro que simboliza a engenharia.
Engenharia Elétrica
A engenharia elétrica tem como símbolo a engrenagem que significa movimento e constância, com um raio ao centro, simbolizando energia.
Engenharia Química
A engenharia química tem como símbolo a engrenagem que significa funcionamento, com tubos de ebulição, que são equipamentos presentes nos laboratórios químicos, ao centro da engrenagem.
Engenharia de Produção
A engenharia de produção tem como brasão a deusa Minerva ao centro, símbolo de inteligência e estratégia e setas ao seu redor, representando o objetivo, otimização e melhoria progressiva, que são conceitos relacionados ao curso.
A pedra do anel das Engenharias


A Safira Azul é a pedra símbolo das Engenharias e essa pedra tão rara e bonita foi a escolhida para representar o curso, pois está ligada ao intelecto e raciocínio lógico.
Ela também é conhecida como pedra da sabedoria, significando fortalecimento da mente e equilíbrio das emoções e por isso, representa os cursos de engenharia que são cursos que demandam sabedoria e inteligência.
Como escolher o anel de formatura


O anel de formatura é uma joia especial para os formandos de engenharia, e por isso, deve ser escolhido com cuidado e carinho, uma vez que acompanhará o engenheiro por toda sua jornada profissional.
Se você vai presentear alguém que está cursando alguma das engenharias, considere a preferência da pessoa quanto ao metal, visto que há quem prefira ouro, enquanto há quem prefira a prata.
Considere também o formato do anel e a preferência de quem o receberá, pois há quem prefira anéis mais minimalistas como nosso anel de formatura com pequenas pedras cravejadas:


Como há também quem preferia anéis mais chamativos com estrutura mais grossa e pedras maiores como o nosso anel de formatura cravejado de pedras em torno da pedra principal do curso:


Precisa de mais dicas de como escolher o seu anel de formatura? Clique aqui e aprenda como escolher o anel de formatura com o seu estilo.
No nosso site você encontra uma categoria completa de anéis de formatura femininos e masculinos e todas as opções são personalizáveis com a pedra e emblema do curso que você desejar.
Você ainda encontra outras diversas opções de anéis de formatura para Engenharia. Acesse e confira!
Confira algumas opções dos nossos anéis de formatura e inspire-se:





