Qual a diferença entre brilhante e diamante?
O que são diamantes?
Os diamantes são gemas com um único elemento: carbono. Eles são tão antigos como o planeta Terra, sendo símbolo de realeza, elegância, brilho e durabilidade no decorrer dos séculos. Quanto mais incolor um diamante é, mais valioso ele se torna.
Para atingir o padrão que encontramos nas joias,os diamantes passam por um processo de lapidação da mais alta qualidade. A lapidação é a definição da “forma” da gema. Existem alguns critérios que definem o grau de pureza/qualidade de um diamante, como mostra a imagem abaixo.
Clareza
Mensura o grau de pureza, observando a posição de inclusões (arranhões) e de manchas.
Cor
A avaliação do diamante é baseada na cor, quanto mais cor ele tiver, menor a nota.
Lapidação
A forma como a lapidação é feita - proporções e simetrias - determina como as facetas do diamante irão se comportar em contato com a luz.
Peso
0,50ct.
0,75ct.
1,00ct.
2,00ct.
5,00ct.
Relacionando diamantes de qualidades similares, o tamanho determinará a raridade, quanto maior, mais raro.
Diamante Bruto
Diamantes Lapidados
O que é brilhante?
Muitas pessoas pensam que diamantes são o mesmo que brilhantes, mas na verdade, o brilhante é um dos vários formatos de lapidação que o diamante pode ter. Lapidação é como a pedra natural ou sintética é cortada antes de compor a joia e brilhante é o formato de corte mais usado em diamantes, por isso é comum ver essas palavras utilizadas como sendo a mesma coisa.
A lapidação Brilhante, possui 58 facetas que expressam toda a beleza da gema na joia onde ela foi utilizada.
É importante frisar que na Virtual Joias você encontra joias e alianças com gemas naturais e pedras sintéticas, essas características são especificadas nas descrições de cada joias, mostrando se a peça possui zircônias, brilhantes ou outras pedras sintéticas ou naturais.
Para saber mais sobre as zircônias, acesse o link: O que é zircônia?
História do Corte Brilhante
séc. XVIII
início do séc. XX
1930
corte moderno:
BRILHANTE
Corte Brilhante