Qual a Diferença entre Brilhante e diamante ?

O que são diamantes?

Os diamantes são gemas com um único elemento: carbono. Eles são tão antigos como o planeta Terra, sendo símbolo de realeza, elegância, brilho e durabilidade no decorrer dos séculos. Quanto mais incolor um diamante é, mais valioso ele se torna.

Para atingir o padrão que encontramos nas joias,os diamantes passam por um processo de lapidação da mais alta qualidade. A lapidação é a definição da “forma” da gema. Existem alguns critérios que definem o grau de pureza/qualidade de um diamante, como mostra a imagem abaixo.

Clareza

Mensura o grau de pureza, observando a posição de inclusões (arranhões) e de manchas.

Cor

D
N
H
Z

A avaliação do diamante é baseada na cor, quanto mais cor ele tiver, menor a nota.

Lapidação

A forma como a lapidação é feita - proporções e simetrias - determina como as facetas do diamante irão se comportar em contato com a luz.

Peso

0,50ct.

0,75ct.

1,00ct.

2,00ct.

5,00ct.

A forma como a lapidação é feita - proporções e simetrias - determina como as facetas do diamante irão se comportar em contato com a luz.

Diamante Bruto

Diamantes Lapidados

O que é brilhante?

Muitas pessoas pensam que diamantes são o mesmo que brilhantes, mas o brilhante é o formato de corte do diamante. Existem diversos formatos de corte de diamante, porém o mais usado é o Corte Brilhante, que possui 58 facetas para expressar toda a beleza da gema.

É importante frisar que a Virtual Joias deixa as características bem especificadas no quadro de descrições das peças, mostrando se a peça possui zircônias ou brilhantes.

Confira neste link o que são zircônias.

História do Corte Brilhante

séc. XVIII

início do séc. XX

1930

corte moderno:
BRILHANTE

Corte Brilhante