O que é Ouro 18K ?

O que é ouro 18k?

Ouro 18k ou ouro 750 são termos comuns para quem trabalha no ramo de joalherias, mas você sabe o porquê desses nomes? A palavra ‘’quilate’’ surgiu a partir do Solidus, moeda criada por Constantino, o Grande (272-337 DC), que era cunhada em ouro fino e com peso igual a 24 quatro sementes de alfarroba. A partir de então o termo “ouro 24k” passa a ser utilizado com o objetivo de designar o ouro puro.

O ouro 18 quilates ou 18k, utilizado na produção das joias da Virtual Joias, é produzido com 75% de ouro puro e 25% de outros metais, pois o ouro puro (24k) é pouco maleável e frágil para produção de joias, podendo, inclusive, mudar de forma quando dobrado. Por este motivo, as joias fabricadas a partir do ouro 24k devem ter uma espessura maior, o que gera aumento do custo, além do fato de que podem ser facilmente deformadas.

Portanto, ao utilizar-se o ouro 18k criou-se uma alternativa para a fundição de joias que têm a beleza do ouro 24k, são resistentes à oxidação (alta qualidade) e não há a necessidade de serem muito espessas/ pesadas, o que gera um menor preço.