Casal de mulheres se abraçando, ao lado uma mão fechada com as cores da bandeira lgbt pintada.

Aqui na Virtual Joias, acreditamos que o amor move o mundo, apoiamos e respeitamos todas as formas de amar e ser amado, por isso hoje, no dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+ vamos falar um pouco desse dia tão importante para nossa sociedade.

Primeiro, é importante entender o que significa cada letra da sigla e o que elas representam dentro da comunidade.

Explicação do que significa as siglas: lgbt, gls, lgbti, lgbtqia+Explicação do que significa as siglas: lgbt, gls, lgbti, lgbtqia+

A sigla inicial, criada nos anos 90, era GLS (Gays, Lésbicas e Simpatizantes), evoluindo para a mais conhecida, LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transexuais), até a nomenclatura LGBTI (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais e Intersexo), adotada pela ONU, e a LGBTQIA+, bastante utilizada no Brasil.

LGBTQIA+: Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais, Queer, Intersexo e outros (sinal de +).

 

Dentro desse contexto ainda temos algumas definições:

Definições de identidade de gênero, orientação sexual, sexo biológico, expressão de gêneroDefinições de identidade de gênero, orientação sexual, sexo biológico, expressão de gênero

Aprender sobre essas questões é uma forma de entender a importância desse dia e de se falar sobre esse assunto!

 

Mas como surgiu o Dia do Orgulho?

Casal de mulheres sorrindo e se abraçando felizesCasal de mulheres sorrindo e se abraçando felizes

Apesar de atualmente ser uma data mais festiva, esse dia teve origem marcado por repressão policial e intolerância. 

Em 1969, um grupo composto por gays, lésbicas e transsexuais curtia a noite, em Nova York, no bar Stonewall Inn quando policiais chegaram realizando uma “batida” no local. Os policiais diziam que precisavam prender esses clientes por “conduta imoral”, ação que era corriqueira nos bares frequentados pela comunidade LGBTQIA+ da época. 

Mas dessa vez, o grupo decidiu reagir, juntamente com apoiadores realizaram uma mobilização para responder a essa perseguição policial contra a comunidade LGBTQIA+. 

Os protestos ganharam força e duraram mais duas noites,dando origem a outras mobilizações em várias cidades americanas.  No ano seguinte, surge a 1ª parada do orgulho LGBTQIA+

O movimento e a comunidade ganharam forças ao longo dos anos e no mundo todo, se tornando o Dia do Orgulho LGBTQIA+

No Brasil, esse dia começou a ser comemorado em 1995 no Rio de Janeiro, com uma pequena marcha. O movimento cresceu tanto no Brasil, que a Parada Gay - como é chamada - na Avenida Paulista é o evento mais esperado no ano, com milhares de apoiadores nas ruas.  

Atualmente o Dia Internacional do Orgulho Gay é comemorado não só pela comunidade LGBTQIA+, como também por todas as pessoas que apoiam a diversidade e respeitam o amor.

É uma mobilização importante para conscientizar a população mundial sobre a importância da inclusão, da igualdade e do combate à LGBTQIA+fobia. É importante que mesmo quem não se identifica com nenhuma letra dessa comunidade, busque sempre conhecer e entender sobre, com atitudes que valorizem como:

Foto de um casal de homens e ao lado algumas atitudes que todas as pessoas podem ter para apoiar a comunidade lgbtqia+Foto de um casal de homens e ao lado algumas atitudes que todas as pessoas podem ter para apoiar a comunidade lgbtqia+

Por fim, conheça outras datas importantes da comunidade LGBTQIA+:

Datas importantes para a comunidade lgbtqia+Datas importantes para a comunidade lgbtqia+

O Dia do Orgulho LGBTQIA+ é muito mais do que um dia para celebrar o amor, mas uma data para sentir orgulho por poder ser quem é sem medo ou constrangimento.