Fundo rosa claro à direita moldura quadrada com modelo negra com a mão no cabelo exibindo pulseira e colar com medalha de São Bento à esquerda em cinza: Significado da medalha de São Bento

A medalha de São Bento é um símbolo de fé e proteção considerado muito poderoso pelos seus devotos e católicos em geral. Esse santo é um conhecido protetor contra inveja, intrigas e mau-olhado. Carregar consigo essa insígnia é um lembrete constante de sua intercessão contra esses males. Continue com a gente para conhecer mais da história de São Bento e o significado dessa medalha para os cristãos católicos.

 

Quem foi São Bento?

São Bento é o nome dado a um santo nascido na cidade de Nórcia, na Itália, em 24 de março do ano 480. De família nobre, foi irmão gêmeo de Escolástica, que também foi reconhecida como santa posteriormente. Desde a infância, demonstrou interesse em orações e aprender filosofia. 

 

Logo se tornou eremita e passou a viver isolado em uma caverna, na qual passou 3 anos sem contato com outras pessoas, até ser encontrado por um sacerdote que divulgou seu paradeiro e Bento passou a receber visitas para dar conselhos e orações.

 

Após isso, Bento fundou a Ordem dos Beneditinos, primeira ordem monástica da história. Seus monges eram reconhecidos por usarem uma túnica preta, traje usado pelos seus confrades até os dias atuais. Sua irmã, Santa Escolástica, cuidava do ramo feminino dessa Ordem.

 

Segundo o site do Mosteiro de São Bento no Rio de Janeiro, o monge era muito rígido em sua vida monástica, com isso ganhou desafetos de outros religiosos tendo sobrevivido a duas tentativas de envenenamento. Primeiro envenenaram seu vinho, e como o santo tinha costume de abençoar seu alimento, ao fazer isso a taça teria se quebrado. Na segunda vez, colocaram o veneno em seu pão, e mais uma vez, enquanto abençoava seu alimento, um corvo teria o impedido de comê-lo. 

 

Ainda segundo o Mosteiro de São Bento, o religioso previu sua própria morte, que ocorreu poucos dias após o falecimento de sua irmã. Conforme os registros, ele faleceu com as mãos erguidas em prece. Ele foi canonizado, isto é, reconhecido como santo, no ano de 1220.

 

Fundo branco escapulário com medalha de São Bento em ouro 18kFundo branco escapulário com medalha de São Bento em ouro 18k

São Bento é o santo protetor de quê?

São Bento é o santo protetor da Europa e dos arquitetos, sendo comumente lembrado para evitar sequestros, assaltos, brigas em família e, em especial, desavenças causadas pelo álcool. Outra causa a qual os devotos contam com seu auxílio, e usam a sua medalha, é o livramento de olho gordo, inveja e outros males. 

Fundo branco medalha de São Bento em corrente fina de prataFundo branco medalha de São Bento em corrente fina de prata

A história da medalha de São Bento

A medalha de São Bento foi criada por seus seguidores e monges beneditinos, logo após a morte do monge, em 547 e representa em suas duas faces toda a trajetória de vida do santo. Por conta disso, ela foi reconhecida e aprovada pelo papa Bento 14, em 1742, mais tarde em  1942, o Papa Clemente XIV oficializou o uso da medalha como símbolo de fé. 


Conheça a importância e significado das joias religiosas.

Fundo branco escapulário com medalha de São Bento em prataFundo branco escapulário com medalha de São Bento em prata

Qual o significado de usar a medalha de São Bento

Usar a medalha de São Bento representa uma recordação constante da intercessão desse santo pelos devotos. Esse símbolo remonta ao século XVII e a versão mais comum do acessório possui cunhado em um lado a imagem de São Bento portando um cálice do qual sai uma serpente e um corvo com um pão no bico, remetendo às duas tentativas de envenenamento que ele haveria sofrido. 


Do outro lado vemos uma cruz e entre seus braços gravadas as iniciais de uma oração em latim. São Bento tinha uma especial veneração pela cruz de Cristo, por representar sua ressurreição e salvação dos pecados do mundo. 

 

Fundo branco medalha de cruz de São Bento em corrente fina de ouro 18kFundo branco medalha de cruz de São Bento em corrente fina de ouro 18k

Oração a São Bento

Uma característica da medalha de São Bento é a inscrição de letras ao redor das figuras da peça. Essas letras simbolizam trechos de uma oração em latim: 


C S P B: Crux Sancti Patris Benedicti (Cruz do Santo Padre Bento);
C S S M L: Crux Sacra Sit Mihi Lux (A Cruz Sagrada seja minha Luz);
N D S M D: Non Draco Sit Mihi Dux (Não seja o dragão meu guia);
V R S: Vade retro, satana! (Para trás, Satanás!); 
N S M V: Nunquam Suade Mihi Vana (Nunca me aconselhe coisas vãs); 
S M Q L: Sunt Mala Quae Libas (São coisas más as que brindas); 
I V B: Ipse Venena Bibas (Bebas do mesmo veneno).

Resultando em uma das mais conhecidas orações à São Bento, que basicamente é a tradução das inscrições da medalha: 


“A Cruz Sagrada seja a minha Luz. 

Não seja o dragão o meu guia. 

Retira-te satanás. 

Nunca me aconselhes coisas vãs. 

É mau o que tu me ofereces. Bebe tu mesmo o teu veneno.

Amém."


Na Virtual Joias, temos a opção de um escapulário que contém a gravação dessa poderosa oração, escolha logo o seu. 

 

Fundo branco escapulário com medalha quadrada com oração de São Bento em prataFundo branco escapulário com medalha quadrada com oração de São Bento em prata

Como colocar a medalha de São Bento?

O ideal é usar a medalha de São Bento com a face com a silhueta do santo para frente. Os católicos usam essa medalhinha com o intuito de receberem proteções especiais por intercessão desse grande Santo.

 

colo de mulher com colar em prata com pingentes de cruz e um colar em prata com pingente redondo da medalha de São Bentocolo de mulher com colar em prata com pingentes de cruz e um colar em prata com pingente redondo da medalha de São Bento

Você já conhecia a história de São Bento e o poder de sua medalha? Já possui seu símbolo de fé? Conta para a gente nos comentários.