Fundo em azul ciano, à direita uma mão segura um trevo de 4 folhas, à esquerda em letras brancas: Entenda o significado espiritual por trás do trevo de 4 folhas

O trevo de 4 folhas simboliza basicamente a sorte, de modo geral, ele é conhecido assim por ser um item difícil de encontrar. Fica comigo que vou te contar toda a simbologia por trás do trevo de 4 folhas. 

O que é o trevo de 4 folhas?

O trevo de 4 folhas é uma mutação da planta da espécie Trifolium, que, em geral, apresenta 3 folíolos, isto é, 3 folhas. É uma planta especial, que gera bastante procura pelos seus supostos poderes místicos. Uma curiosidade é que as plantas desse tipo podem ser cultivadas em temperatura média de 25 °C e precisam de muita umidade para prosperar, quando cultivadas em ambientes domésticos devem ser regadas mais que três vezes na semana. 


Além de suas propriedades esotéricas, o trevo é rico em fibras e proteínas, por isso, pode ser incorporado na alimentação em vitaminas e saladas, por exemplo. Para o consumo humano é necessário a prescrição da planta por um médico, e que as ervas sejam cultivadas de forma segura.

 

Trevos de 4 folhas formam um tapete de ervasTrevos de 4 folhas formam um tapete de ervas

Qual o significado do trevo de 4 folhas?

Baseada em uma lenda antiga na Irlanda, o trevo de 4 folhas, por ser uma planta rara, simboliza sorte e fortuna para quem consegue encontrá-lo. Os antigos celtas acreditavam que os druidas utilizavam os poderes mágicos da planta, a qual conseguia afastar os maus espíritos e permitia visões de fadas e criaturas da natureza. 


Para os cristãos, esta erva é associada a Santa Brígida, padroeira da Irlanda, que teria usado o formato da erva para simbolizar a Santíssima Trindade cristã (Pai, Filho e Espírito Santo) aos pagãos, enfatizando que a quarta folha representa a graça de Deus.


Aproveitando essa atmosfera, conheça o significado e importância das joias religiosas.

 

Sobre uma superfície de madeira uma ferradura enferrujada e um trevo de 4 folhasSobre uma superfície de madeira uma ferradura enferrujada e um trevo de 4 folhas

Qual a origem do trevo de 4 folhas?

Há muitas lendas que tentam explicar seu surgimento, mas sua origem é desconhecida. Há quem acredite que Eva, a primeira mulher para os cristãos, o teria levado consigo como lembrança após ser expulsa do paraíso. Também existem registros de seu uso no primeiro milênio a.C (antes de Cristo) como talismã pelos povos antigos na Europa.


Outra história é que São Patrício, o santo padroeiro da Irlanda, recebeu a planta do próprio Deus para simbolizar a Santíssima Trindade. O trevo de 4 folhas é considerado um amuleto da sorte por ser encontrado por acidente na natureza, não funcionando se você comprá-lo ou receber como presente. 

 

Uma mão segura um trevo de 4 folhas em um closeUma mão segura um trevo de 4 folhas em um close

Por que encontrar um trevo de 4 folhas dá sorte?

Acredita-se que carregar um trevo de 4 folhas consigo traz prosperidade, por ser uma planta rara de se encontrar. Há quem acredite que suas 4 folhas representam a cruz de Cristo, suas 4 folhas simbolizavam valores sagrados, equilíbrio, plenitude, espantariam o mau-olhado e a inveja, traz boa sorte para os negócios, boa fortuna, amor e para a vida pessoal. 

 

Uma mão segurando um trevo de 4 folhas com um céu azul com nuvens ao fundoUma mão segurando um trevo de 4 folhas com um céu azul com nuvens ao fundo

Qual é a chance de encontrar um trevo de 4 folhas?

Em 2017, uma equipe de pesquisadores realizou uma análise em mais de 5 milhões de trevos e concluiu que a estatística mais próxima de alguém encontrar um trevo com 4 folhas é de 0,02%. 


De acordo com essa pesquisa, constatou-se que a existência dessa planta é de 1 a cada 5 mil ervas, porque existem muitos fatores que interferem para o nascimento do trevo de 4 folhas, como terreno, temperatura e tempo de exposição ao sol. Conforme essa estimativa, uma pessoa, mesmo buscando muito, pode passar a vida toda sem encontrar um.

 

Mãos seguram um torrão de terra com 3 trevos de 4 folhas plantados neleMãos seguram um torrão de terra com 3 trevos de 4 folhas plantados nele

Como usar o trevo de 4 folhas?

Na tradição irlandesa ele é usado em decorações, roupas, acessórios e em joias, no St. Patrick’s Day (dia de São Patrício) o trevo estampa decorações e roupas. O uso de sua imagem vai desde seu desenho em simpatias e tatuagens a guirlandas nas entradas de casas e comércios e o uso como amuleto em pingentes e joias.  


Confira também outras de nossas joias místicas!

Quais são as joias com trevo de 4 folhas?

Representando o símbolo icônico da boa sorte, os trevos de 4 folhas podem ser usados em joias. Na Virtual Joias contamos com uma extensa coleção de peças em ouro 18k e prata 925 com essa temática. Essas joias além de trazer um bom agouro vão te encher de beleza e brilho.

 

Modelo segurando um pingente redondo com estampa de um trevo de 4 folhasModelo segurando um pingente redondo com estampa de um trevo de 4 folhas

Colar de prata trevo quatro folhas VJ9804

Por que usar joias com trevo de 4 folhas?

As joias com esse formato são consideradas um amuleto de sorte que pode ser sagrado para algumas culturas, a simplicidade desse símbolo traz proteção a quem utiliza como talismã. Já pensou estar protegida e com um símbolo de sorte que ainda é uma joia belíssima? Veja abaixo algumas dicas de joias para você por fazer isso:


Estes brincos palito com pingentes de trevo são peças modernas e inovadoras

 

À esquerda brinco palito em ouro com pingente de trevo de quatro folhas, à direita o mesmo brinco em prataÀ esquerda brinco palito em ouro com pingente de trevo de quatro folhas, à direita o mesmo brinco em prata

Brinco palito com pingente trevo ouro 18k - Brinco palito com pingente trevo prata

 

Para auxiliar guiando seus passos, use a tornozeleira com pingentes. É uma peça elegante e delicada.

 

À esquerda tornozeleira em prata com pingentes de trevo de 4 folhas, à direita a mesma tornozeleira em ouroÀ esquerda tornozeleira em prata com pingentes de trevo de 4 folhas, à direita a mesma tornozeleira em ouro

Tornozeleira com pingentes trevo prata VJ10170 - Tornozeleira com pingentes trevo ouro VJ9746

 

As pulseiras com pingentes trazem todo um estilo e proteção para seu look diário, invista nestas joias e ganhe elogios.

 

À esquerda, pulseira em prata com pingentes de trevo de 4 folhas, à direita pulseira em ouro com um  pingente de trevo de 4 folhasÀ esquerda, pulseira em prata com pingentes de trevo de 4 folhas, à direita pulseira em ouro com um  pingente de trevo de 4 folhas

Pulseira com pingentes trevo prata VJ10169 - Pulseira com pingente trevo ouro VJ9775

 

Os brincos de primeiro ou segundo furo são ideais para incrementar o visual com o brilho e as cores das pedras.

 

À esquerda, brinco de ouro trevo de 4 folhas com pedras vermelhas, à direita, o mesmo brinco com pedras brancasÀ esquerda, brinco de ouro trevo de 4 folhas com pedras vermelhas, à direita, o mesmo brinco com pedras brancas

Brincos ouro 18k trevo de 4 folhas vermelho VJ3539 - Brincos ouro 18k coração VJ3481

 

Você já conhecia a história do trevo de 4 folhas? E as joias com essa temática, qual a sua favorita? Me conte nos comentários. Aproveite e envie esse post para sua amiga supersticiosa.