Fundo branco com um bastidor com um bordado do órgão coração com fio vermelho,  à direita escrito A lenda do fio vermelho em letra manuscrita

Unmei no Akai ito é uma lenda oriental do fio vermelho do amor, de origem chinesa, essa lenda se popularizou no Japão há milhares de anos.

Sabe aquela sensação de afinidade instantânea com uma pessoa? Esse sentimento nostálgico e de familiaridade é explicada por várias crenças.

De acordo com a lenda do fio vermelho, ao nascer, os deuses amarram no dedo mínimo um fio vermelho de duas pessoas, ligados entre si, o fio é amarrado nesse dedo pois é nele que passa a artéria ulnar que é ligada ao coração.

O mito conta a história de um jovem chamado Wei. Depois de ter ficado órfão quando era criança, Wei queria se casar e formar uma família grande, mas se tornou um adulto e não tinha conseguido alcançar esse objetivo.

Durante uma viagem ele conheceu um homem idoso que lhe revelou ser o Deus dos casamentos. Este Deus lhe explicou que sua esposa era ainda uma menina de 3 anos e que Wei teria que esperar mais 14 anos antes de conhecê-la. O velhinho levava consigo um saco com o fio do destino dentro, um fio vermelho invisível que não podia ser cortado. Quando duas pessoas estão ligadas por este fio, são destinadas a se encontrarem e a se casarem.

14 anos depois, Wei conheceu uma bela garota e se casou com ela. Era a menina que aquele Deus tinha lhe falado sobre o casamento. Os dois perceberam a força do destino e se amaram para sempre.

O fio vermelho é invisível, inquebrável, infinito, pode se embaraçar e até enrolar, mas nunca se parte. Dois companheiros de alma, guiados pelo destino através do fio vermelho, são destinados a se encontrarem e a se casarem.

A lenda do fio vermelho diz que: 

"Não importa o tempo nem a distância, tampouco as circunstâncias que possam acontecer no meio do caminho. No final, as extremidades vão se encontrar e viver a felicidade plena que o destino reservou."

Essa lenda do fio do destino inspirou inúmeros quadrinhos (mangás) , filmes e programas de TV no Japão. 

Trata-se apenas de uma lenda. Ninguém nunca saberá se as pessoas são destinadas a viverem juntas por terem vidas comuns passadas ou por serem ligadas por um fio vermelho.

Cada um tem sua própria crença mas a verdade é que o encontro amoroso – e recíproco – entre duas pessoas é sempre um momento mágico e um presente da vida. 

E aí? Você já encontrou sua pessoa amada? Conte aqui pra gente e não esqueça de presenteá-la com uma linda aliança do nosso site.