O que vestir em uma formatura? Guia para acertar no look

A festa de formatura é um dia não só importante para o formando, mas para todos os convidados escolhidos para prestigiar a conquista de um diploma. Então, os visuais costumam ser pensados com antecedência e com um carinho maior.

Por não ser um evento cotidiano, é normal que você fique em dúvida na hora de escolher a sua roupa e os acessórios que te favorecem, por isso, separamos algumas dicas que podem te inspirar. Confira!

Como se vestir ao ser convidada para uma formatura?

A festa costuma ser formal, ou social-chique, mas fique atenta se há alguma indicação diferenciada de dress code no convite. De maneira geral, as convidadas podem ir de vestidos de diferentes comprimentos (curto, midi, longuete e longo), saias refinadas, macacão e até calça de alfaiataria com camisa estilosa.

Com isso em mente, se faça as seguintes perguntas: quais peças combinam mais com seu estilo? Como você se sentiria confiante, bonita e elegante? Não adianta investir em tendências, se elas não representarem seu jeito de ser.

É importante enfatizar que o foco da noite é para os formandos. Portanto, use o bom senso e deixe que os looks deles se destaquem.  Renda e leves transparências nas mangas e na barra da saia são bem-vindas. Você pode até usar brilho, mas com moderação. Ele pode vir em algum detalhe bordado ou em metalizado mais fosco. 

Evite decotes profundos e fendas muito ousadas.

Veja algumas das nossas dicas: 

1. Vestido preto:

Às vezes, o óbvio pode ser uma boa opção, viu? Os vestidos longos são clássicos em formaturas, especialmente porque entregam elegância, e o pretinho básico não tem erro! 

Os vestidos coloridos também podem deixar o seu look glamouroso e perfeito para curtir a noite da melhor forma.

Modelo sorri para câmera usando vestido preto longo com fenda e sandálias douradasModelo sorri para câmera usando vestido preto longo com fenda e sandálias douradas

2. Saia: 

A saia e um top elegante formam uma dupla incrível para curtir. Ao fugir do esperado, trazem muita personalidade para toda a sua produção, e você pode usar conjuntinhos, colocar blazer por cima. 

Modelo negra olha para lado direito usando saia rodada com cintura marcada lilás e croped soltinho da mesma cor e sandálias amarelasModelo negra olha para lado direito usando saia rodada com cintura marcada lilás e croped soltinho da mesma cor e sandálias amarelas

3. Calça e camisa:

Sabemos que alguns vestidos e saias deixam a desejar quando o assunto é conforto, ou, então, se você quiser sair do lugar comum e ousar. A gente jura que a combinação de calça e camisa fica maravilhosa! Brinque com conjuntos, brilhos, paetês e capriche nos acessórios! 

Modelo plus size usando calça de alfaiataria bege, camiseta preta e blazer xadrez de marrom e preto e sapatos pretosModelo plus size usando calça de alfaiataria bege, camiseta preta e blazer xadrez de marrom e preto e sapatos pretos

Quais são os melhores acessórios para convidada? 

Inicialmente, saiba qual roupa você vai utilizar, para que os acessórios sejam escolhidos com base no look.

É necessário se preocupar com o modelo e as cores do vestido ou do terno (no caso dos homens). Outra recomendação é definir previamente a maquiagem, com o objetivo de haver uma unidade entre todas as suas escolhas.

1. Brincos:

A dica é definir inicialmente, além do vestido, como será seu penteado, pois isso vai influenciar diretamente no brinco.

Caso o traje tenha bordados ou maior volume na região dos ombros, o indicado é usar brincos menores para uma combinação adequada. Como brincos de argola, ou palito. 

Brinco Argola de Coração Ouro 18K Grande com PedrasBrinco Argola de Coração Ouro 18K Grande com Pedras

2. Colares:

A recomendação é não se esquecer dos demais acessórios, para que tenham uma unidade entre si. Se o seu brinco for maior, por exemplo, é preciso usar um colar que não seja tão expressivo, como as chokers. 

Veja como escolher o colar conforme o tipo de decote!

Colar Choker com Pingentes Lua OuroColar Choker com Pingentes Lua Ouro

3. Pulseira: 

Para um look completo, a pulseira é indispensável, concorda? Você pode optar por uma pulseira de prata com pingentes criando um look mais despojado, ou uma simples corrente deixando seu visual mais clássico.

Pulseira Ouro 18K Piastrine 18 cmPulseira Ouro 18K Piastrine 18 cm

4. Anel: 

Os anéis também são ótimos acessórios para festa de formatura. Existem opções de diversos modelos e metais, que combinam com roupas de diferentes estilos. Como um baile de formatura é uma festa mais sofisticada, você deve optar por modelos que acompanhem seu visual. Como anéis solitários com pedras coloridas. 

Outra opção, é usar anéis que tenham relação com o seu curso!

Anel Solitário Ouro 18K Pedra RetangularAnel Solitário Ouro 18K Pedra Retangular

Com nossas dicas você com certeza vai arrasar como convidada desse evento tão importante para o formando.