Casal de noivos ladeado pelos padrinhos, os homens se cumprimentam com soquinho e as mulheres estão de mãos dadas, imagem desfocada e escurecida, escrito em branco na parte inferior centralizada: Dicas para o manual de Padrinhos

Além de apostar em super ideias de lembrancinhas de casamento, é tendência que os noivos entreguem um manual dos padrinhos junto com o presente. É que ele traz todas as informações relativas ao Grande Dia e pode orientar estes convidados tão especiais caso surja alguma dúvida no meio do caminho em relação ao traje ou ao estilo do evento.

Com a variedade de casamentos que existem hoje, o manual dos padrinhos vem para orientar seus convidados especiais a estarem sincronizados no Grande Dia! Saiba mais neste post!

Para que serve o manual dos padrinhos?

Basicamente, o manual dos padrinhos é uma espécie de guia informativo sobre o casamento. Ele tem orientações práticas para quem foi escolhido para ficar no altar.

Embora não seja uma novidade no universo de casamentos —virou moda entre os brasileiros em meados de 2015 —, o manual dos padrinhos é de grande ajuda principalmente para quem aposta na tradição norte-americana, que é optar por alinhar as roupas dos convidados especiais.

Veja também: tudo sobre os aparadores de aliança!

Como deve ser o manual dos padrinhos?

Já que o manual dos padrinhos faz parte da papelaria de casamento, é importante que a peça siga a identidade visual escolhida para o convite e demais itens da papelaria. 

Deixando o design de lado, é importante ressaltar que o manual pode ser feito de duas formas. São elas: individual para cada convidado ou por casal, nesse caso, as informações de homens e mulheres ficam no mesmo guia.

Em relação ao formato, não existe um padrão. Porém, o formato mais usado é o livreto, que tem o tamanho de 15 cm x 11 cm. O preço médio, apenas do manual, é R$ 20,00. É possível também pagar pelo combo com convite.

A entrega do manual dos padrinhos deve ser feita junto com o presente especial. Isso porque, neste período, nem sempre dá tempo de encontrar os amigos mais de uma vez. E é preciso ficar atento também com antecedência. Os padrinhos precisam receber as informações com tempo suficiente para se preparar para o casamento.

Ainda não sabe o que dar de presente para suas madrinhas no convite? Acesse nosso post: 

O que escrever no manual dos padrinhos?

A informação passada para os padrinhos difere dos demais convidados, pois ganham lugar de destaque na cerimônia, visto que são pessoas importantes para o casal. Assim, o manual dos padrinhos deve conter: data do evento, horário de chegada, mapa do local, trajes e paleta de cores. 

1. Mensagem especial:

A mensagem especial pode ser curtinha ou um pouco mais extensa, mas deve transmitir a importância daquela pessoa para o casal e o motivo pelo qual ela está sendo convidada a exercer um papel relevante no matrimônio. Isso aproxima ainda mais os padrinhos dos noivos.

manual de padrinhos mensagem especialmanual de padrinhos mensagem especial

2. Data, hora e local:

Para que os padrinhos estejam presentes, é fundamental que eles saibam exatamente a data, a hora e o local da cerimônia e da festa. Aqui não tem erro, as informações são basicamente as mesmas dos demais convites, mas podem ser dispostas de maneira diferente, com um calendário e um mapa, por exemplo.

manual de padrinhos data horario localmanual de padrinhos data horario local

3. Informações sobre o traje:

Pensando em toda a organização e identidade da cerimônia, é necessário informar o tipo de traje. Comece esclarecendo quais cores que os padrinhos devem utilizar, pois é a partir da paleta de cores que se pensa no traje. Além disso, informe se o vestido das madrinhas deve ser longo, se os padrinhos precisam utilizar terno ou smoking e se é necessário acessórios como gravata e suspensório.

manual de padrinhos trajemanual de padrinhos traje

4. Recado aos padrinhos:

Esse campo nem sempre leva um nome específico, mas faz toda a diferença no manual. É nele que os noivos devem colocar a hora de chegada dos padrinhos que ocorre geralmente 30 minutos antes do início da cerimônia. Também é legal colocar hashtag personalizada para a publicação de fotos nas redes sociais.

Considere esses tópicos na hora de montar seu manual dos padrinhos. Lembre-se de respeitar o estilo do casamento e a intimidade que os padrinhos têm com você.

manual de padrinhos sobre o grande dia manual de padrinhos sobre o grande dia

5. Para quem não quer usar o manual dos padrinhos: 

Nada é obrigatório em um casamento. Sendo assim, é possível, sim, substituir o manual dos padrinhos. Um bom jeito é criar um grupo no WhatsApp com todos que vão estar no altar e passar as orientações por lá. Outra forma é organizar um encontro especial para falar sobre o assunto.

noivos e padrinhos noivos e padrinhos

Agora que você tem as dicas indispensáveis para montar seu manual de padrinhos, monte o seu com carinho e surpreenda seus amigos queridos. 

Sabia que aqui no blog da Virtual Joias nós temos várias dicas para os noivos? Veja nosso post completo sobre como organizar o casamento e continue sua preparação!