homem vestindo beca segurando diploma

Me formei, e agora? Veja nesse post dicas para comemorar de forma especial o momento tão único que é a formatura! 

A gente sabe que a formatura é um momento da vida de uma pessoa como nenhum outro. Mesmo que você faça outra faculdade e cursos, cada momento de conclusão é único, pois representa  um ciclo se fechando para outro abrir! E lógico, não pode faltar uma festa de comemoração, com família e amigos! 

O que é uma festa de formatura individual?

A festa de formatura individual nada mais é que uma celebração em que o formando convida seus melhores amigos e familiares para comemorar a conquista do diploma. Essa festa pode ser realizada em três ocasiões:

  • A turma optou por não celebrar a formatura com uma festa coletiva, somente através da cerimônia de colação de grau;
  • Apesar de participar do baile, o formando deseja fazer uma comemoração mais simples e íntima com os familiares e amigos próximos.
  • O baile com toda a turma não cabe no seu orçamento. 

Peça ajuda as pessoas mais próximas, como os pais e melhores amigos, e faça uma festa linda! 

Confira também: Anel de formatura: conheça a história, como usar e cuidados

foto de uma família unida comemorando a formaturafoto de uma família unida comemorando a formatura

Veja abaixo nosso guia prático e faça uma festa individual marcante! 

Como organizar uma festa de formatura individual? 

Como todo evento, organizar uma festa individual de formatura dá trabalho, porém, o esforço pode ser menor se você tiver um excelente planejamento e segurança nas suas ideias. Anote as dicas:

  1. Lista de convidados: escolha com cuidado as pessoas que você deseja que estejam comemorando esse dia especial. Por ser uma festa mais intimista, o número deve ser menor;
  2. Local: o ideal é que  as festas de formatura individuais sejam na casa do formando ou na casa de alguma familiar/amigo que comporte todos os convidados;
  3. Data e horário: se for marcar em dezembro e janeiro, opte pelos dias da semana, considerando que são meses cheios de bailes de formatura no final de semana. O horário irá depender do tipo de comida servida, um churrasco, por exemplo, pede um horário mais diurno;
  4. Convites: local, data e horário definidos, faça um convite. Ele  pode ser de uma empresa e você pode entregar pessoalmente, ou se você e seus convidados forem mais despojados, um convite online já é o suficiente. A dica é sempre enviar com antecedência e pedir confirmação. 
  5. Decoração: a decoração fica a gosto do formando — muitos optam por itens e cores mais simples, outros já aproveitam para realizar uma festa temática do curso. Para enfermagem, por exemplo, é possível incluir estetoscópicos e seringas de plástico na decoração. Ah! E não se esqueça de reservar um cantinho Instagramável para seus convidados! 
  6. Cardápio: existem várias opções, desde churrasco, jantar, salgadinhos e outros — essa escolha vai ser feita conforme o estilo do formando. 
  7. Fotografia: mesmo que seja um evento simples, a festa de formatura individual também merece suas recordações. Contrate um fotógrafo de sua confiança para registrar os momentos com seus amigos e família ou peça a um conhecido habilidoso para tirar os cliques. 
  8. Música: como é uma festa individual, o formando poderá escolher suas músicas mais ouvidas, montar uma playlist colaborativa com seus convidados e arrasar na pista de dança!
foto de duas mulheres em um piquenique organizando a mesafoto de duas mulheres em um piquenique organizando a mesa

Confira também: Como escolher anel de formatura de acordo com seu estilo?

Dica extra:

Não fique preso(a) às escolhas tradicionais e personalize sua festa com criatividade!

Não existe somente uma forma de realizar sua festa de formatura individual — por isso ela recebe o nome de individual — é um evento para que você celebre sua formatura com as pessoas amadas!

Se você é familiar ou amigo de um formando, além da festa individual, você pode unir-se com os outros convidados e dar um presente inesquecível para essa nova fase! Veja nosso post com dicas de presentes de formatura!