Casal em primeiro plano se beijando e a noiva segurando o buquê escondendo o rosto dos dois, em roxo em letra manuscrita: Pré-wedding

Nos últimos anos o termo pré-wedding cresceu consideravelmente entre os noivos que estão prestes a subir ao altar e hoje já faz parte de toda a ritualística do casamento, mas afinal, o que isso significa?

Se você está de casamento marcado ou planejando dizer o famoso “sim” em breve, você já ouviu esse termo, e se ainda está confusa (o) sobre o que significa pré-wedding, continue lendo o artigo e saiba tudo sobre esse pré-casamento.

 

O que é o Pré-Wedding

Porque fazer um ensaio de Pré-Wedding

O que é preciso providenciar para o Pré-Wedding

Elementos para usar no Pré-Wedding

Onde realizar o Pré-Wedding

Dicas de roupas para Pré-Wedding

Dicas de maquiagem para Pré-Wedding

Como ter um Pré-Wedding de sucesso 

Dicas de fotos para Pré-Wedding

O que é o Pré-Wedding 

Wedding significa casamento e o pré-wedding nada mais é do que um preparativo para o grande dia, neste caso, um ensaio especial que também é conhecido como “save the date” ou “salve essa data” onde o casal é fotografado para anunciar a data do casamento. 

O pré-wedding normalmente acontece 3 meses antes do grande dia e ganhou espaço no Brasil e o coração dos noivinhos por 3 motivos: ser um momento de descontração entre o casal, ter fotos para decorar a festa e ser “um teste” com o fotógrafo.

A ideia do ensaio surgiu de uma série de oportunidades, afinal, além de proporcionar fotos lindas para o anúncio da data do casamento, o ensaio concede aos noivos um tempinho a dois com maior descontração em meio a tanta ansiedade e apreensão diante os preparativos do casamento.

Às vésperas do casamento os noivos normalmente estão apreensivos e cheios questões sérias para resolver e o clima de lazer e descontração fica um pouco de lado, por isso, o pré-wedding é uma oportunidade de quebrar o clima tenso de preparação e conectar os noivos para o grande dia. 

O pré-casamento é praticamente um dia de folga para os noivos, onde eles esquecem por algumas horas toda parte burocrática do casamento e podem se divertir e curtir a companhia um do outro, entrando no clima feliz do casório. 

O ensaio ainda é uma oportunidade para os noivos terem fotos para usar na decoração da festa do casamento e iniciarem o álbum do casal. Há também casais que aproveitam a oportunidade para fazerem fotos temáticas ou em algum lugar especial para ambos. 

Normalmente, o casal ainda aproveita o pré-wedding para fazer fotos descontraídas de “save the date”, e assim, anunciar publicamente a data do casamento para seus amigos e familiares de um modo menos formal que o convite impresso.

E para criar uma interação necessária entre os noivos e os fotógrafos escolhidos, o que é de suma importância para um resultado positivo das fotos do casamento, o pré-wedding é uma grande oportunidade, já que as fotos são muito interativas e descontraídas, o que contribuirá para que no dia da cerimônia todos estejam mais entrosados e confortáveis para as fotos. 

Por que fazer um ensaio de Pré-Wedding

Casal de noivos em campo de girassóis, ambos usando óculos escuros e posando para foto de pré-wedding Casal de noivos em campo de girassóis, ambos usando óculos escuros e posando para foto de pré-wedding

Além dos motivos já citados de interação do casal, interação com fotógrafos e fotos para anúncio da data do casamento, o pré-wedding tem um intuito muito especial: aproximar o casal. 

Quando duas pessoas decidem se casar, essa decisão por si só representa a existência de amor, carinho, respeito e demais sentimentos que unem duas pessoas em um compromisso de amor eterno.

No entanto, esses sentimentos acabam sendo deixados em segundo plano diante a tantas questões para resolver de cerimônia, festa, casa e todas as outras áreas da vida, afinal, o mundo não para de girar até o casamento.

E para que todas essas questões não afastem os noivos ou crie um clima tenso não esperado no dia do casamento, o pré-wedding é importante e ajuda os noivos a olharem atentamente para o casal e para o amor de ambos. 

Ter esse momento faz com que o casal se recorde os motivos que os levaram ao casamento e tenham mais fôlego e ânimo para continuar os preparativos e terem um dia inesquecível como merecem. 

O que é preciso providenciar para o Pré-Wedding?

Para que a experiência do pré-wedding seja completa e muito especial, é preciso que os noivos fiquem atentos a alguns detalhes importantes na hora de agendar o ensaio, como temática, local, horário e escolha do fotógrafo.

O primeiro passo é pensar na temática do ensaio e para isso, é importante entender os gostos do casal e principalmente olhar toda a história de amor dos dois, suas particularidades e toda trajetória do relacionamento. 

Se o casal é adepto à atividade física, um ensaio com elementos de academia vai deixá-los mais confortáveis e entrosados para as fotos. Se ambos gostam de futebol, um ensaio com essa temática conectará ainda mais o casal. E se a preferência é fazenda, animais ou estilo country, fotos ao ar livre farão toda a diferença. 

O casal também pode optar por não escolher temas e sim um lugar especial para ambos, como por exemplo, o lugar onde se conheceram ou que seja muito marcante para os dois. A escolha do local do ensaio é determinante para que o ensaio seja especial e o resultado das fotos seja como esperado.

Por isso, conversar com o fotógrafo é importante para que ele ajude o casal na escolha no lugar que melhor se encaixe como cenário para as fotos que são tão especiais. A escolha do fotógrafo e sua equipe também é essencial, por isso, pesquisar, analisar ensaios passados e conhecer o fotógrafo deve ser um processo realizado com calma e paciência para não haver arrependimentos. 

Tente sempre se pautar por indicações de pessoas que você já conhece e que já fizeram ensaios com a equipe que você pensa em contratar e assim como qualquer outro fornecedor, busque o máximo de referências, tanto sobre a equipe, como o local das fotos. 

Elementos para usar no Pré-Wedding

Homem e mulher de costas olhando para floresta e segurando balões de coração no pré-wedding Homem e mulher de costas olhando para floresta e segurando balões de coração no pré-wedding

O diferencial do ensaio de pré-wedding é o mood divertido e descontraído, por isso, usar e abusar de elementos para tornar o ensaio ainda mais a cara do casal está totalmente liberado.

E para saber quais elementos irão compor o ensaio de forma harmônica, entender do tema escolhido e ter um planejamento com a equipe de fotografia é primordial. Busque referências para o ensaio junto ao fotógrafo e analise bem o cenário e todo o roteiro montado para o dia das fotos.

Dicas de elementos que combinam com ensaios fotográficos:

  • Flores
  • Balões tradicionais
  • Balões em formato de coração
  • Quadro para “save the date”
  • Faixas com frases
  • Instrumentos musicais
  • Roupas temáticas
  • Pets do casal
  • Livros

Onde realizar o Pré-Wedding 

O local do ensaio é um dos elementos principais para o seu resultado, afinal, o cenário faz toda a diferença para que as fotos fiquem naturais e encantadoras. 

Apesar de não existir uma regra, a maioria dos casais optam por lugares abertos e ao livre, como campos, cachoeiras, praias ou o lugar onde aconteceu o pedido de casamento

Ainda está sem ideias de lugares para realização do seu pré-wedding? Confira nossa lista de indicações para facilitar a sua escolha:

  • Praia
  • Cachoeira
  • Parque
  • Parque de diversões
  • Cidade histórica
  • Plantação de flores
  • Fazenda
  • Montanhas
  • Parque aquático
  • Passeio de balão
  • Casarão antigo
  • Igrejas ou capelinhas
  • Em casa
  • Hotéis
  • Bares
  • Via urbanas

 

casal de duas mulheres vestidas com terno branco de mãos dadas, sentadas uma ao lado da outra em cima do capô de um carro azul casal de duas mulheres vestidas com terno branco de mãos dadas, sentadas uma ao lado da outra em cima do capô de um carro azul

Dicas de roupas para Pré-Wedding 

Uma dúvida comum dos casais sobre o pré-wedding é sobre quais roupas usar no ensaio. Vestido de noiva? Terno? Nada disso!

O pré-wedding é um ensaio descontraído e as roupas não devem ser as tradicionais do casamento, até porque, não vamos contrariar o ditado que o noivo não pode ver a noiva com seu precioso vestido antes do casamento, não é mesmo?

O ideal é utilizar roupas confortáveis e que remetam ao casamento, como por exemplo, roupas brancas e de tecidos leves. Se atentem ao clima, ao local e ao estilo do ensaio e lembrem-se que o intuito é que seja um ensaio descontraído, desse modo, o dress code deve seguir essa linda, sem roupas formais. 

Se você ainda está em dúvida sobre qual roupa usar no pré-wedding, segue algumas opções:

  • Vestido floral
  • Bermuda e camisa branca
  • Vestido de renda branco
  • Calça jeans e camisa branca
  • Vestido branco liso

Dicas de maquiagem para Pré-Wedding 

Além da roupa, uma preocupação da noiva para seu ensaio de pré-casamento é a maquiagem, já que no casamento costuma-se usar uma maquiagem mais chamativa que leve todos os olhares para noiva, uma vez que ela é o centro das atenções da cerimônia.

No entanto, no pré-wedding as fotos tendem a ser mais casuais e a ideia é passar a conexão do casal no seu dia a dia, por isso, a maquiagem precisa ser mais neutra, apenas para realçar a beleza natural da noiva. 

Opte por sombras em tons terrosos ou nudes e uma cobertura mais leve e suave, batom mais neutros que apenas dão brilho e realçam o formato da boca também são as melhores opções.      

Como ter um Pré-Wedding de sucesso 

Se você quer que o seu pré-wedding seja um sucesso e vocês tenham fotos lindas para guardar para a vida inteira, primeiramente vença a timidez. Ter familiaridade com as câmeras fará com vocês se saiam melhor nas fotos.

Ter amizade com o fotógrafo também ajuda no entrosamento, nos ajustes de posicionamentos e nas instruções, por isso, é sempre bom ter uma boa relação com o fotógrafo escolhido.

Outro ponto é não ter vergonha do seu próprio parceiro, quanto mais entrosados vocês forem e mais conexão tiverem, mais o resultado das fotos será natural e bonito. Deixe aflorar os sentimentos existentes entre vocês e entre na sintonia do ensaio. 

Dicas de fotos para Pré-Wedding

montagem com 4 casais em pré-wedding em lugares diferentes, ponte, floresta, praia e campomontagem com 4 casais em pré-wedding em lugares diferentes, ponte, floresta, praia e campo

Com toda certeza poses não vão faltar para as tão sonhadas fotos de pré-wedding, mas se você chegou até aqui, certamente está gostando das nossas dicas e não poderíamos deixar de trazer algumas dicas de foto para você ter recordações incríveis desse momento. 

  • Foto na praia
  • Foto no campo
  • Foto em montanha
  • Foto das alianças

As fotos com as alianças do casal são fotos clássicas de pré-wedding e assim como as próprias alianças, elas eternizam esse momento tão especial, e se você quer mais dicas incríveis de fotos para tirar com seu amor e as suas alianças, clique aqui

Ainda não escolheu seu par de alianças? No site da Virtual Joias você encontra uma categoria completa de alianças para eternizar o seu amor, confira e encontre a que mais combina com você e o seu amor.