Fundo offwhite com recorte arredondado em amarelo onde está a modelo com estetoscópio no pescoço, um recorte com um anel de formatura com a pedra verde e escrito em cinza escuro Emblemas de anéis de formatura

No Brasil, existem mais de 30 tipos de cursos superiores, cada um deles possuindo uma cor de pedra e um emblema que o representa, você já parou para pensar o que cada um desses emblemas significa? Nesse post, selecionamos alguns para te explicar. Veja mais: 

A maioria das profissões possui símbolos que representam as atuações dos profissionais de sua área e ajudam na identificação da carreira. Alguns são muito famosos, como o bastão e a cobra da Medicina, a balança do Direito e a engrenagem da Engenharia.

Mas há muitos símbolos que não são reconhecidos tão facilmente e os significados são específicos para cada área. Conheça os símbolos de 21 profissões e entenda o que eles representam.

1. Administração: 

simbolo do curso de administracaosimbolo do curso de administracao

Em 1979, o Conselho Federal de Administração (CFA) propôs um concurso nacional para escolher o símbolo que representasse a profissão no Brasil. Mais de 300 sugestões foram enviadas, e a selecionada significa os objetivos da profissão, por meio das flechas centrais, direcionadas para o mesmo ponto, e as metas a serem atingidas, pelas flechas laterais. O símbolo da administração representa o equilíbrio e a organização, valores essenciais na área administrativa. 

2. Arquitetura e Urbanismo: 

simbolo do curso de arquitetura e urbanismosimbolo do curso de arquitetura e urbanismo

O símbolo da Arquitetura e Urbanismo estampa dois dos principais instrumentos utilizados pelos profissionais: o esquadro e o compasso. O esquadro representa os conhecimentos do homem e suas ações materiais na natureza. O compasso simboliza a precisão e a perfeição, já que ele é usado para construir o círculo. A maçonaria também utiliza este símbolo.

3. Agronomia: 

simbolo do curso de agronomiasimbolo do curso de agronomia

O símbolo foi apresentado em um Congresso Brasileiro de Agronomia realizado pela Federação das Associações dos Engenheiros Agrônomos do Brasil (FAEAB). Ele é uma engrenagem constituída por seis letras "A", que representam as associações filiadas à FAEAB: Associações, Agrônomos, Agronomia, Agricultura, Agropecuária e Agroindústria.

4. Ciências Biológicas: 

simbolo do curso de ciencias biologicas ou biologiasimbolo do curso de ciencias biologicas ou biologia

Instituído pelo Conselho Federal de Biologia, o símbolo traz diferentes formas relacionadas à área. O círculo representa a perfeição e a união daquilo que começa e acaba em si mesmo. O DNA se transforma em um espermatozóide, que fecunda o óvulo, que é o círculo azul, para dar origem à vida. As folhas representam a natureza.

Existe diferença entre Biologia e Ciências Biológicas?

Alguns cursos dentro de uma mesma área do conhecimento podem obter variadas nomenclaturas nas instituições de ensino, como é o caso de Biologia e Ciências Biológicas. De acordo com pesquisadores da área, o termo Biologia funciona como um apelido para a graduação em Ciências Biológicas,  assim denominado pelo próprio Ministério da Educação (MEC). 

5. Ciências Contábeis: 

simbolo do curso de ciencias contabeissimbolo do curso de ciencias contabeis

O símbolo da Contabilidade é o caduceu de Hermes, um bastão entrelaçado com duas serpentes e asas na parte superior. O caduceu representou para os romanos um símbolo de equilíbrio moral e de boa conduta. O bastão mostra o poder, as serpentes, a sabedoria. As asas expressam a diligência.

6. Direito: 

simbolo do curso de direitosimbolo do curso de direito

Vários símbolos representam o Direito. O mais famoso deles é a balança, que simboliza a igualdade e o equilíbrio entre o certo e o errado. É um símbolo que expressa o julgamento para diversas culturas. No catolicismo, a balança aparece com São Miguel Arcanjo, o justiceiro de Deus, que julga para onde vão os mortos. No Egito antigo, Maat, a deusa da verdade e da justiça, usava a balança para pesar a alma na morte de uma pessoa.

7. Engenharia Civil: 

simbolo do curso de engenharia civilsimbolo do curso de engenharia civil

O símbolo estampa uma engrenagem com Minerva, a deusa romana das artes, do comércio e da sabedoria, ao centro. Sempre representada com armadura de guerra, ela também era estrategista das batalhas, segundo a mitologia. Principalmente referenciado à Engenharia Civil, o símbolo também pode representar outras áreas da Engenharia.

8.Educação Física: 

simbolo do curso de educacao fisicasimbolo do curso de educacao fisica

O símbolo da Educação Física é a estátua do escultor grego Discóbolo (lançador de discos). A obra representa o que é considerada a modalidade de arremesso mais antiga do atletismo. O Conselho Federal de Educação Física, diz que a obra representa os movimentos do corpo humano em ação.

9. Enfermagem:

simbolo do curso de enfermagemsimbolo do curso de enfermagem

A Enfermagem possui uma lâmpada à óleo acesa com uma cruz vermelha e uma serpente como símbolo. A lâmpada era um instrumento usado para ajudar no tratamento de feridos na Guerra da Crimeia pela pioneira da Enfermagem, Florence Nightingale. 

O objeto representa o caminho e o ambiente, a cobra é a ciência, a magia e a alquimia e se relaciona com o renascimento e a cicatrização. O técnico e o auxiliar de Enfermagem também possuem a lâmpada como símbolo, mas com uma seringa no lugar da cobra e da cruz vermelha.

10. Farmácia:

simbolo do curso de farmaciasimbolo do curso de farmacia

O símbolo da Farmácia traz uma serpente enrolada em uma taça. A taça representa a cura, e a serpente simboliza o poder, a ciência, a sabedoria e a transmissão do conhecimento.

11. Fisioterapia:

simbolo do curso de fisioterapiasimbolo do curso de fisioterapia

O símbolo da Fisioterapia são duas cobras entrelaçadas em um raio. Elas, que aparecem em diversos símbolos da profissão da área da Saúde, são entrelaçadas para representarem a conexão entre os atributos de natureza humana. O raio representa uma manifestação divina dos valores e práticas corretas da vida.

Veja também: os melhores presentes para o namorado!

12. Filosofia:

simbolo do curso de filosofiasimbolo do curso de filosofia

A Filosofia é representada pela letra "Fi" (φ) do alfabeto grego. A profissão também possui outros símbolos, como a coruja, que representa a sabedoria.

13. História:

simbolo do curso de historiasimbolo do curso de historia

O símbolo da História estampa uma ampulheta com serpentes enroladas e a asa acima. A ampulheta representa o tempo e a evolução. As cobras são a sabedoria e a asa é a diligência.

14. Jornalismo:

simbolo do curso de jornalismo simbolo do curso de jornalismo

O símbolo do Jornalismo é um livro aberto com uma pena cruzando e a escritura da palavra "LEX", que, no latim, significa Lei, representando o compromisso do jornalista com a verdade. A pena representa a escrita antiga e o livro relembra a Gazeta Romana, que é um dos precursores da imprensa.

15. Letras:

simbolo do curso de jornalismosimbolo do curso de jornalismo

A Flor de Lis simboliza a profissão de Letras. Pelas três pétalas, ela representa a articulação entre três áreas: a gramática, a linguística e a literatura. O traço que junta cada pétala representa a união dos conhecimentos dessas áreas.

16. Medicina:

simbolo do curso de medicinasimbolo do curso de medicina

O símbolo da Medicina é o bastão de Asclépio, que possui uma serpente enrolada a ele. Asclépio é o deus grego da Medicina devido às suas habilidades de cura. Sua figura é representada segurando o cajado, que significa a árvore da vida. A serpente, veneno e antídoto, por trocar de pele, simboliza o renascimento e a renovação.

17. Medicina Veterinária:

simbolo do curso de medicina veterináriasimbolo do curso de medicina veterinária

Assim como na Medicina, a Medicina Veterinária também tem o bastão de Asclépio como símbolo, mas com uma letra "V" abaixo e emoldurado por um hexágono. O Conselho Federal de Medicina Veterinária oficializou o símbolo em 1994.

18. Nutrição: 

simbolo do curso de nutricaosimbolo do curso de nutricao

O símbolo da Nutrição é composto pela balança, que representa o equilíbrio, a serpente, que significa a saúde, e dois ramos de trigo, que representam o alimento.

19. Pedagogia:

simbolo do curso de pedagogiasimbolo do curso de pedagogia

Embora frequentemente se utilize a coruja como símbolo da pedagogia, em virtude de estar associada com sabedoria, essa ave não é o símbolo oficial do curso. 

O símbolo da pedagogia é a Flor de Lis, assim como do curso de Letras, porém com outro significado, além da sabedoria, a Flor de Lis é símbolo do espírito nobre e da orientação.

20. Psicologia: 

simbolo do curso de psicologiasimbolo do curso de psicologia

A Psicologia é simbolizada pela letra do alfabeto grego "Psi" (Ψ). As três pontas da letra representam o poder, a força e o universo.

21. Serviço Social: 

simbolo do curso de servico social simbolo do curso de servico social

O Serviço Social é representado pela balança com a tocha acesa acima. A balança simboliza a justiça social e o desejo de equilibrar. A tocha ilustra o acolhimento, a solidariedade e o calor humano, essenciais para o exercício da profissão. A estrela dos Reis Magos também é um símbolo do Serviço Social.

São muitos emblemas com significados bem bacanas, não é mesmo? Alguns se parecem bastante por serem de áreas afins, outros, já são bem diferentes do que a gente imaginava! Clique aqui e confira a lista com os emblemas e pedras de cada curso

Lembrando que alguns emblemas podem ser diferentes considerando a especialização que você optar, mas é só entrar em contato pelo nosso chat do site que lá responderemos qualquer dúvida! 

Onde comprar joias de formatura?

O sonho da formatura começa com o início do curso e, por ser um momento tão único, a Virtual Joias tem como missão estar presente e torná-lo ainda mais especial com nossas joias de formatura, o tão sonhado anel de formatura e os delicados pingentes de formatura

Na Virtual Joias você pode escolher entre peças de ouro e prata. Aproveite para escolher a joia que mais combina com você — anel ou pingente!