Fundo cinza, pé posa mostrando a tornozeleira de ouro, à direita uma moldura com fundo branco em letra cinza claro: Como usar tornozeleira? Tudo sobre esse acessório

A tornozeleira feminina é uma joia delicada, charmosa e marcante, que faz toda a diferença no look, seja ele estilo praia, casual ou até sofisticado e está ganhando mais admiradoras a cada dia. Vem ver tudo sobre este acessório!

De origem árabe, ela também já foi usada por mulheres egípcias e indianas, sendo que na antiguidade já foi utilizada permanentemente como forma dos maridos saberem onde sua esposa estava, pois tinham chocalhos que faziam barulho conforme se deslocavam. Mas ainda bem que as coisas mudam e seu uso foi ressignificado.

No fim do século XX, ela passou a ser utilizada como acessório de moda nos Estados Unidos, assim como em outros lugares do Ocidente. Na Índia ela ainda é muito usada, principalmente nos casamentos indianos, onde as noivas geralmente ganham de presente de seus maridos, que colocam nelas como um sinal de respeito e carinho. 

É comum as indianas usarem pares de tornozeleiras combinados com anéis nos dedos dos pés. Os modelos por elas usados costumam ser mais elaborados, com camadas e pingentes, como mostra a imagem abaixo.

Pés de mulheres indianas monstrando as pinturas e o uso da tornozeleiraPés de mulheres indianas monstrando as pinturas e o uso da tornozeleira

Fonte: pinterest

Assim como acontece com as roupas, que vão e voltam à moda, aconteceu algumas vezes com a tornozeleira e neste ano, ela é super tendência!

Há de diversos materiais como couro, búzios, miçangas e para quem gosta de estar sempre com ela, as tornozeleiras de prata e de ouro são ideais, pois são de alta qualidade e duram por gerações. Elas adornam a parte das pernas que quase não recebem acessórios e enfeites. 

Como usar tornozeleira feminina?

 Este é um acessório delicado que complementa e dá um toque especial a qualquer look, transmitindo a essência e a personalidade de quem a utiliza. Ela combina muito bem com vestidos na altura do joelho, saias, shorts jeans, calças pantacourt, jogger e skinny, que mostram mais o tornozelo. Já com relação aos calçados, podem ser usadas com:

Sapatilha e mule: 

Calçados bastante parecidos, com a diferença que o mule não tem a parte de trás, do calcanhar. São calçados leves, práticos e versáteis. Substituem o salto alto em algumas ocasiões, sem deixar de ser elegante. Os de bico fino e cores neutras como caramelo e nude, tendem a alongar a silhueta. Já os de bico arredondado, tem um ar mais romântico. Se utilizar um modelo estampado, com glitter, fivela ou detalhe de metal, o ideal é colocar uma tornozeleira sem pingente para não ficar muito poluído. 

Rasteirinha:

Peça comum no vestuário feminino, a rasteirinha combina muito com roupas de verão, tanto com o tradicional look despojado com shorts + regata ou vestido, quanto em looks mais formais, com shorts ou saias mais fluídos + camisa + blazer. A tornozeleira é infalível nessas composições!

mulher mostrando sua tornozeileira usada com rasteirinhamulher mostrando sua tornozeileira usada com rasteirinha

Fonte: pinterest

Tênis:

Até pouco tempo atrás, o uso do tênis se restringia à prática de esportes, looks casuais ou streetwear. Porém, ultimamente, seu uso se estendeu a vestidos, saias midi, calças pantacourts e até a combinações mais elegantes, dando um ar descolado e confortável. Para complementar o visual com tênis, use e abuse das tornozeleiras de ouro ou prata!

foco em um par de tênis rosa de veludo, no tornozelo esquerdo têm três tornozeleiras, uma com plaquinha de coração, uma com elos mais grossos e outra com malha cartierfoco em um par de tênis rosa de veludo, no tornozelo esquerdo têm três tornozeleiras, uma com plaquinha de coração, uma com elos mais grossos e outra com malha cartier

Como no exemplo acima, você também pode fazer um mix de tornozeleiras utilizando peças de um mesmo material ou com pingentes que combinem entre si. Experimente usar as duas de cima mais justinhas e a última, mais soltinha. Fica um arraso!

tornozeleiras de prata com pingentestornozeleiras de prata com pingentes

Tornozeleiras

Salto alto: 

Talvez este seja o calçado que mais gera dúvida e sim, a tornozeleira feminina pode ser usada com salto alto, que está presente em ambientes de trabalho, formaturas, almoços especiais e casamentos. O recomendado é usá-lo só com tornozeleira lisa (corrente) ou, no máximo, contendo um pingente mais discreto. Assim como as sapatilhas, os sapatos de salto alto devem ser mais neutros para não pesar o visual. Nesse caso, pode ser um pouco mais larguinha para dar aquele caimento em cima do ossinho do tornozelo. 

Mulher usando salto perto com uma combinação de tornozeleirasMulher usando salto perto com uma combinação de tornozeleiras

Fonte: pinterest

Aposte nisso!

Como vimos, a tornozeleira vai bem da praia ao casamento e é uma peça que não exige conexão com as outras joias. Aqui colocamos algumas inspirações e dicas, mas queremos ressaltar que nada é proibido ou permitido. O que vale é você gostar e se sentir bem com o que está usando. Permita-se ousar e experimentar diferentes combinações!

Como são metais, às vezes o ouro e a prata podem escurecer, o que é um processo natural de oxidação quando o metal entra em contato com o oxigênio. Por isso, nossas dicas são: guardar as joias em um local adequado longe da umidade, evitar o contato da joia com produtos químicos, evitar utilizá-las em locais como praias, piscinas, rios e cachoeiras, pois o cloro, o sal, a maresia, podem causar escurecimento, opacidade e acúmulos de resíduo nas joias.