Imagem com fundo amarelado, ao centro a foto de um casal de noivos se olhando com rosto bem próximo com carinho, ao centro em preto: Como organizar um casamento: 10 passos essenciais

Quando pensamos em como organizar um casamento, logo surge aquela dúvida: por onde começar o planejamento deste momento que é um dos maiores projetos de vida de um casal?

Com certeza você não vai querer esquecer de nenhuma etapa, não é mesmo? Então vem com a gente! Reunimos aqui 10 passos principais para organizar um casamento:

  1. Defina a data ideal
  2. Tenha o orçamento na ponta do lápis
  3. Faça a lista dos convidados
  4. Defina quais serão os locais 
  5. Escolha os fornecedores
  6. Decida o vestido da noiva e o terno do noivo
  7. Crie uma página online com a lista de presentes
  8. Compre as as alianças de casamento
  9. Acerte os detalhes da lua de mel 
  10. Crie um cronograma

Por onde começar a organizar o casamento?

Após o noivado, o casal começa a organizar a festa de casamento, um dos dias mais importantes de suas vidas, vem a ansiedade. Fiquem tranquilos, um bom planejamento fará com que o grande dia comece a tomar forma e permitirá que vocês organizem todos os detalhes para o casamento perfeito. 

1 - Defina a data ideal

A data escolhida pode ser, por exemplo, o dia em que o casal se conheceu, o mês das noivas, que é o mês de maio, ou até setembro, que vem sendo considerado o novo mês das noivas. 

Outra sugestão na escolha da data é seguindo a estação do ano, escolha aquela que melhor expresse a identidade do casal e se encaixe no estilo de casamento que desejam ter. 

No outono, que vai do dia 20 de março a 21 de junho, o clima é geralmente mais moderado e por isso ideal para aproveitar a luz natural e fazer os melhores cliques  de fotos românticas.

Já no inverno, que começa em 21 de junho e se encerra no dia 22 de setembro - o clima mais frio atrai admiradores do campo e suas belezas. Até os dias ensolarados e mais secos tem o seu charme nesse período. 

A primavera, que inicia no dia 23 de setembro e termina dia 21 de dezembro, é perfeita para dizer o “sim”, aproveitando que as flores do casamento estarão ainda mais bonitas, podendo fazer parte até do visual da noiva.

E por fim, temos o verão, que vai de 21 de dezembro até o dia 20 de março, durante esse período boa parte da família pode estar de férias e, portanto, conseguirão ir ao seu casamento. 

Com a data confirmada você já pode começar a pensar no orçamento para o casamento.

2 - Tenha o orçamento na ponta do lápis

Organizar o orçamento do casamento é uma fase muito importante e que pode causar aquele frio na barriga. Comece seu orçamento pela definição do formato e tamanho da celebração, é ela que regerá tudo. 

Você pode listar o número de convites ou convidados, ver as possibilidades de onde poderá ser realizada a cerimônia e então começar a planejar os demais gastos, que variam muito. Dessa forma você evita gastar além do que o casal separou para esta finalidade.

Dica adicional: liste os pagamentos esperados e acrescente quaisquer despesas a mais, ajustando de acordo com seu orçamento. Aqui no blog você encontra dicas de como economizar na festa de casamento. 

Casal sorrindo olhando alguns papeis espalhados na mesa e com notebook para organizar o orçamento Casal sorrindo olhando alguns papeis espalhados na mesa e com notebook para organizar o orçamento

3 - Faça a lista de convidados

Este é um assunto delicado, mas muito necessário. O número de convidados afeta a escolha do espaço. É preciso estabelecer a lista de quem é indispensável para o casal.

Além disso, todo fornecedor deve conhecer esse número para fazer o orçamento correto.

Observação: adicione à lista os profissionais presentes no evento, pois estarão inclusos na conta do buffet, bolo, doces, etc.

4 - Defina quais serão os locais 

É importante lembrar que o local depende do tipo de cerimônia que você irá realizar: civil, religiosa e/ou simbólica e de acordo com a religião dos noivos, você terá opções diferentes e uma série de coisas a considerar sobre:

Civil: O casamento civil pode ser feito junto com o casamento religioso e/ou recepção, ou em um dia próximo, no próprio cartório, em uma cerimônia mais reservada. 

Religioso: De acordo com a religião pode ser necessário agendar o local com antecedência ou verificar a possibilidade de deslocamento da autoridade religiosa até o local escolhido, que pode ser uma praia, campo, o local da recepção ou mesmo uma casa. 

Recepção - Como dito acima, é possível aproveitar o lugar da recepção para as demais cerimônias, é bom observar se a infraestrutura é adequada para receber seus convidados

Buque de rosas brancas a frente e os noivos ao fundo em um local verdeBuque de rosas brancas a frente e os noivos ao fundo em um local verde

Observe se a recepção do casamento atende aos seguintes requisitos: 

  • Banheiro próximo ao local da cerimônia e festa; 
  • Estrutura de suporte ao fornecedor; 
  • Se há espaço para a pista de dança, coquetel de recepção, jantar, mesa de doces, lounges, estacionamento;
  • É facilmente acessível para os convidados.

5 - Escolha os fornecedores 

Para tudo sair perfeito no dia, é essencial contratar empresas e profissionais confiáveis, solícitos e regularizados.  

As redes sociais são uma ótima opção para se inspirar e encontrar profissionais, outra forma é acessar os sites de empresas que realizam este tipo de trabalho e indicam fornecedores. 

Procure reservar as datas o mais cedo possível, um ano passa bem rápido, você não vai querer deixar tudo para os últimos meses. Verifique quais os serviços estão inclusos no contrato, e faça comparações de preços, isso evitará maiores problemas.

Você também poderá pedir dicas para os amigos que já casaram. Nessa hora vale perguntar tudo.

Para facilitar a escolha dos fornecedores, recomendamos adicionar alguns itens à lista: 

  • Bebidas;
  • Bolo;
  • Buffet;
  • Celebrante;
  • Convites;
  • Decoração;
  • Doces;
  • DJ ou banda;
  • Fotografia/Filmagem;
  • Salão de beleza;
  • Trajes para noivos(as).

O próximo passo é a escolha dos trajes para os noivos.

 

6 - Decida o vestido da noiva e o terno do noivo 

Pesquise por ideias de modelos para o vestido de noiva, visite lojas, veja se o vestido tem seu estilo, se combina com o formato do seu corpo,  ah, e não se esqueça dos acessórios. Aqui no blog você encontra dicas de quais acessórios usar nos eventos do casamento. 

O look masculino para o casamento, como o terno do noivo, também deve ser escolhido observando o estilo e a personalidade. É essencial que os noivos aproveitem o grande dia da forma mais confortável possível. 

A noiva costuma ser o centro das atenções, todos os convidados ficam na ansiedade de verem o vestido pensado para este dia, mas não se deve esquecer que o noivo também é parte importante desse momento. Não deixe de se atentar aos  detalhes em relação ao tamanho, cor do terno e qual tecido cai melhor.  

 

Casal de noivos sentados recém casados se olhando Casal de noivos sentados recém casados se olhando

7 - Crie uma página online para escolha dos presentes

Para facilitar para os convidados, recomendamos fazer uma lista de presentes online, muitos noivos já utilizam desse recurso. Essa prática ajuda os convidados a não errarem, pois podem escolher um item que o casal necessita. 

Se quiserem, podem criar um site completo, onde podem ser adicionadas fotos, histórias do casal, e claro, informações sobre os presentes. O site pode ser também uma forma de manter contato com os convidados até a cerimônia, passando informações e obtendo confirmações de presença.

8 - Compre as alianças

As alianças simbolizam um círculo sem começo nem fim, e marcam oficialmente a escolha do casal de ficar junto. Hoje em dia existem vários tipos de alianças, uma mais linda do que a outra. 

Também é cada vez mais comum que o casal use uma aliança de noivado e depois troque as alianças de casamento na celebração. Se esse for o caso, aqui na Virtual Joias vocês encontram um grande catálogo de alianças em ouro amarelo, branco e rosé com diferentes acabamentos, formatos e detalhes. Aqui você também encontra anéis de noivado e até mesmo kits de noivado com os dois (anel e alianças).

Após o casamento, o anel de noivado pode continuar como aparador e até ser usado junto com outros anéis, para compor um mix. Veja alguns modelos clássicos de alianças: 

Alianças de casamento em ouro, ouro rosê e ouro branco, Alianças de casamento em ouro, ouro rosê e ouro branco,
Alianças de Casamento linha classic ouro

9 - Acerte os detalhes da lua de mel

Durante meses você planejou o seu casamento, agora finalmente chegou a hora da tão sonhada viagem de lua de mel! 

Noivos saindo para lua de mel em um avião pequeno na cor azulNoivos saindo para lua de mel em um avião pequeno na cor azul

Seja ela para onde for também requer planejamento prévio, que vai muito além do destino e transporte, então seguem algumas dicas para uma lua de mel perfeita:

  • Não vá em lua de mel no dia seguinte ao seu casamento, considerando que você precisa fazer uma pausa para descansar e organizar o que ainda falta para a viagem;
  • Conferir e regularizar todos os pagamentos pendentes antes de sair de viagem pode ser uma boa forma de evitar dores de cabeça durante sua lua de mel;
  • Fique longe de celulares e TVs durante a lua de mel! Curtam a companhia um do outro e todos os detalhes da viagem;
  • Tente relaxar o máximo possível durante a viagem. Evite uma agenda lotada todos os dias, vocês precisarão de pelo menos um dia de descanso!

10. Crie um cronograma 

Depois de tudo isso, você deve estar pensando: a lista de planejamento do casamento é enorme. Sim, ela é, mas não há motivo para pânico, é possível organizar cada detalhe como sempre sonharam, basta planejar tudo com antecedência. 

Um bom truque para implementar o planejamento é dividir as tarefas por períodos antes do grande dia.

1 ano antes

  • Defina o dia e horário 
  • Local da cerimônia e da festa 
  • Padrinhos e madrinhas 
  • Lista de convidados
  • E os fornecedores. 

6 meses antes

  • Contrate os serviços de convite
  • Escolha os trajes dos noivos
  • Selecione o sapato e acessórios
  • Defina trajes das madrinhas, daminhas, mãe e irmã da noiva
  • Crie o site do casamento e defina a decoração do espaço

3 meses antes

  • Agende a maquiagem, cabeleireiro, unhas
  • Curso de noivos
  • Defina as músicas
  • Bolo do casamento
  • As alianças e buquê

No mês do casamento

  • Prova dos looks e teste de maquiagem
  • Últimos detalhes com fornecedores
  • Reúna-se com a sua assessora para revisar todo o roteiro do casamento
  • Tratamentos de beleza
  • Prepare as malas para lua de mel

Depois de tudo isso, é natural que o casal esteja ansioso para o grande dia, então se dê a chance de relaxar e apreciar também o processo deste momento tão especial da vida a dois.

Gostou das nossas dicas de como planejar tudo para o grande dia? Salve nosso post para consultar durante a organização do seu casamento e compartilhe o link com outras pessoas que possam estar precisando delas.