Anel masculino: saiba como usar e qual escolher!

Os anéis masculinos são tradicionais desde os tempos antigos e utilizados desde a pré-história como forma dos homens demonstrarem riqueza, status social e estado civil, e se você quer saber mais sobre esse acessório tão simbólico para os homens, continue lendo o artigo. 

Mão com anéis de prata com desenhos em todos os dedosMão com anéis de prata com desenhos em todos os dedos

Fonte: Google

A lenda dos anéis egípcios 

Os egípcios foram os primeiros a utilizarem a joia e faziam uso de anéis diversos nos dedos para demonstrar sua posição social dentro da comunidade que estavam inseridos, como um verdadeiro símbolo de virilidade. 

Foram também os egípcios que deram início à tradição da aliança de casamento, pois, como já estavam acostumados ao uso dos anéis, passaram também a presentear suas esposas com um anel especial que simbolizasse a união.

Há históricos que relatam que os egípcios já utilizavam anéis há 3 mil anos antes de Cristo com símbolos como cobras, escorpiões, leões e outros animais que impunham medo e representavam coragem.

mão fechada com anel de prata em formato de lobo no dedo médiomão fechada com anel de prata em formato de lobo no dedo médio

Fonte: Google

Esses anéis eram utilizados como amuletos, pois acreditavam que esses animais, por serem animais perigosos, trariam proteção contra inimigos e espantariam a má sorte, protegendo quem os usava de qualquer perigo.

Para os egípcios, os anéis possuíam tamanho significado que sua função mais simbólica era acompanhar seu dono em sua vida existente após a morte, isso porque, de acordo com a religião egípcia, acreditava-se que os deuses estavam encarnados na prata, no ouro e na pedra Lapis Lazuli, utilizados na fabricação dos anéis.

 

Significado dos anéis masculinos em cada dedo

mão aberta com indicação de texto escrito em cada dedo mão aberta com indicação de texto escrito em cada dedo

Fonte: Google

A tradição dos egípcios segue viva até hoje e ainda hoje os anéis masculinos continuam tendo significados diversos como poder social, espiritualidade, estado civil, autonomia, pertencimento a grupos e comunidades, etc.

 

Significado do anel no dedo polegar

mão aberta com anel de prata no polegar com desenho detalhadomão aberta com anel de prata no polegar com desenho detalhado

Fonte: google

Nos tempos antigos os homens utilizavam anéis no dedo polegar como forma de simbolizar sua casta, origem e ancestralidade.

As famílias passavam a joia de geração em geração, por isso, esses anéis simbolizam os laços familiares, herança e força de vontade. 

Ainda hoje, os homens mantêm o costume de usar neste dedo anéis que simbolizam esses afetos, como, por exemplo, anéis com brasão da família.

 

Significado anel no dedo indicador

mão  masculina acenando para baixo mostrando anel de prata no dedo indicador mão  masculina acenando para baixo mostrando anel de prata no dedo indicador

Fonte: Google

O anel no dedo indicador simboliza pertencimento a um determinado grupo ou comunidade e eram usados pelos antigos como forma de demonstrar sua função dentro desse determinado grupo.

Hoje os anéis utilizados no dedo indicador estão mais relacionados à autoestima e estilo, podendo ser usados anéis versáteis e modernos que indicam o bom gosto masculino.

 

Significado anel no dedo médio

homem com a mão empunhalada em formato de soco mostrando anel de prata no dedo médiohomem com a mão empunhalada em formato de soco mostrando anel de prata no dedo médio

Fonte: Google

Os anéis no dedo médio simbolizam metas a serem cumpridas, grandes conquistas e grandes realizações.

Por isso, alguns homens usam neste dedo um anel que remete à sua profissão ou anéis com pedras preciosas que representam conquistas profissionais. 

Apesar de não ser uma regra, os homens podem utilizar o anel de formatura neste dedo, se já utilizarem o dedo anelar para uso de aliança.

 

Significado anel no dedo anelar

mão direita colocando aliança de ouro no dedo anelar da mão esquerdamão direita colocando aliança de ouro no dedo anelar da mão esquerda

Fonte: Google

O dedo anelar é o tradicional dedo para uso de anéis que simbolizam desejos e relacionamentos, como as alianças de namoro, noivado e casamento.

As alianças de casamento são utilizadas no dedo anelar da mão esquerda, enquanto, as alianças de namoro e noivado são utilizadas no dedo anelar da mão direita.

Também é comum que os homens usem o anel de formatura ou de alguma ordem que participem neste dedo, a depender do seu status de relacionamento.

 

Significado anel no dedo mindinho

mão com dedo polegar no bolso e restante dos dedos à mostra evidenciando o anel no dedo mindinhomão com dedo polegar no bolso e restante dos dedos à mostra evidenciando o anel no dedo mindinho

Fonte: Google

O anel no dedo mindinho representava para os povos antigos poder e riqueza. Além disso, era costumeiro utilizar neste dedo um anel de sinete, a qual possuía a função de selar documentos importantes.

O anel era posto em cera quente e ao pressionar o documento, selava documentos legais e oficiais com emblema ou brasão do anel.

Hoje essa prática caiu em desuso, mas os homens ainda usam anel neste dedo como forma de impor poder e demonstrar que possuem estilo e bom gosto.

 

Porque o anel de formatura é o mais utilizado pelos homens

Apesar dos anéis masculinos serem comuns, a maioria dos homens ainda são relutantes ao uso de anéis, optando apenas pelo uso das clássicas alianças. 

No entanto, há um anel que se torna cada vez mais querido pelos homens e além de todo simbolismo, nunca sai de moda: o anel de formatura.

 

Como escolher seu anel de formatura

homem de terno ajustando a gravata com anel de formatura com pedra vermelha no dedo anelar esquerdohomem de terno ajustando a gravata com anel de formatura com pedra vermelha no dedo anelar esquerdo

Anel de Formatura VJ

O anel de formatura é uma joia especial que possui um simbolismo único para quem usa, afinal, representa uma grande conquista e todo o esforço e dedicação para se chegar a profissão tão desejada.

Para os homens essa joia ainda simboliza imponência e de certo modo, a sua posição social e o seu grupo pertencente, por isso, é hoje uma das joias masculinas preferidas. 

Por ser mais do que um simples anel, ser uma joia para levar para a vida inteira, deve ser escolhida com muito cuidado e para te ajudar acertar na escolha siga esses 3 passos básicos:

A primeira coisa que você deve fazer é descobrir a pedra e o emblema do seu curso, o que pode parecer uma tarefa fácil, não é mesmo? Mas nem sempre o que parece, de fato, é.

Quer um exemplo? Você sabia que o emblema de Pedagogia NÃO É uma coruja e sim um caduceu? 

Sim, essa confusão pode acontecer também em outros cursos, por isso, é preciso pesquisar devidamente qual emblema e pedra do seu curso para não cometer esses pequenos equívocos.

anel de prata de formatura com pedra vermelhaanel de prata de formatura com pedra vermelha

Anel de Prata

Você pode descobrir qual a pedra e emblema do seu curso ou do curso da pessoa que você deseja presentear com um lindo anel de formatura, clicando aqui.

Resolvida essa questão, o segundo passo é decidir o material do anel de acordo com seu estilo ou estilo da pessoa que você quer presentear, se você opta pelo estilo clássico, o anel de ouro é ideal, mas se você prefere a modernidade, o anel de prata é uma ótima opção.

anel de formatura de ouro 18k com pedra verdeanel de formatura de ouro 18k com pedra verde

Anel de ouro

Por fim, o terceiro passo é escolher o formato do anel que varia entre tamanho das pedras, emblema e largura da peça.

Esse é um detalhe que merece atenção especial na hora de escolher o anel de formatura, afinal de contas, cada pessoa possui características diferentes e formatos diversos das mãos. 

imagem com dois anéis de formatura: primeiro anel de ouro 18k espessura grossa e pedra azul; segundo anel de prata 950 e pedra azulimagem com dois anéis de formatura: primeiro anel de ouro 18k espessura grossa e pedra azul; segundo anel de prata 950 e pedra azul

Anel de Ouro; Anel de Prata

No nosso site você consegue seguir esses três passos e escolher o anel de formatura perfeito para se presentear ou presentear alguém especial, clique aqui e conheça a categoria completa de anéis masculinos de formatura.