Fundo branco gelo escrito em letra manuscrita Anel de debutante: saiba tudo sobre a joia. Em uma moldura a direita uma debutante sentada em um balanço enfeitado de rosas

Debutante vem de uma palavra em francês, que significa estreia, assim como uma menina de 15 anos estreia na sociedade agora sendo vista como uma adolescente indo para a fase adulta.

Qual é a origem da festa de 15 anos?

O baile de debutantes surgiu em meados dos anos 1700, na Europa, como uma forma de apresentar a menina que estava completando 15 anos, à sociedade e demonstrar que a partir daquele momento, ela também estava pronta para casar. Sim, isso mesmo, casar com essa idade era comum, pois a expectativa de vida naquela época era de 40 anos.

Na série Bridgerton, disponível na Netflix, podemos ver essa dinâmica retratada.

Com a revolução francesa e a imigração dos povos para outros locais, a “moda” pegou aqui no Brasil também. Aliás, hoje em dia esta celebração já não é mais tão comum na Europa, diferentemente dos países latino-americanos e hispânicos.

Cada povo tem seus rituais, mas de maneira geral, os pontos comuns da festa no Brasil são:

  • Troca do vestido: geralmente usa-se um modelo mais infantil para recepcionar os convidados e coloca-se um mais sério, “adulto”, moderno, para dançar a valsa com seu pai.
  • O bolo vivo: a debutante e o seu par passam apagando as velas de cada um dos 15 casais e ao final todos dançam uma valsa juntos.
  • Entrega do anel: um pouco antes da primeira valsa, o pai da aniversariante entrega o anel à ela.
  • Valsa com o pai, padrinho e “príncipe”.
Modelo negra em um balanço de flores com vestido de renda rosa bebê sorrindo para a câmera e expondo o anel de debutanteModelo negra em um balanço de flores com vestido de renda rosa bebê sorrindo para a câmera e expondo o anel de debutante

Qual é o significado do anel de debutante?

 

O anel de debutante simboliza a transição da infância para a vida adulta das mulheres, quando fazem 15 anos. Antigamente, as crianças não usavam joias e por isso, este anel tinha tanta representação.

  

Hoje em dia alguns pensamentos mudaram, mas a entrega do anel durante o baile de 15 anos, continua ocorrendo. Geralmente é o pai que realiza este ato, mas também pode ser feito por um padrinho ou outro familiar.

Em que mão se usa o anel de 15 anos?

Normalmente usa-se o anel no dedo médio da mão direita, mas em caso de namoro, noivado ou casamento, o anel pode ser usado no dedo anelar junto com a aliança, como um aparador de aliança.

Como escolher o anel de debutante?

O anel de quinze anos tradicional já foi o solitário de ouro amarelo 18k e brilhante ao centro. Porém, com as novas tendências e maior diversidade de joias, o mercado aumentou a oferta de anéis específicos para debutantes e o que importa mesmo, é combinar o anel com a personalidade e estilo da aniversariante.  

Por exemplo: se a jovem gostar mais de tom prateado, pode-se optar pela joia em ouro branco ou prata. Caso contrário, tem o ouro amarelo. Outro ponto é saber se ela gosta de algo mais vistoso com várias pedras ou mais discreto. Tudo isso facilita no momento de escolher o anel de 15 anos da debutante.

Para este momento tão bonito e especial, criamos uma coleção específica de anéis de debutante, inspirada na beleza das flores.

Fundo rosa centralizado imagem de anel de debutante em ouro com pedra oval ladeada por suas menores, ao centro anel de debutante em ouro com pedra com halo e pedrinhas no aro do anel, e ao lado anel de debutante em prata com pedra em formato de coraçãoFundo rosa centralizado imagem de anel de debutante em ouro com pedra oval ladeada por suas menores, ao centro anel de debutante em ouro com pedra com halo e pedrinhas no aro do anel, e ao lado anel de debutante em prata com pedra em formato de coração

Além desses, há outras opções de anéis que não são necessariamente de debutante, mas que seguem o mesmo estilo, por exemplo: 

O anel chuveirinho, com várias pedras menores juntas ao centro; 

Anel de debutante em ouro estilo chuveiro médioAnel de debutante em ouro estilo chuveiro médio

Anel carrê com pedras enfileiradas ao redor de todo o anel;

Modelo de camiseta branca com a mão no ombro expondo anel de debutante em prataModelo de camiseta branca com a mão no ombro expondo anel de debutante em prata

Solitário com 14 pedras menores e uma maior ao centro, representando os 15 anos;

Fundo de tecido rosado anel de debutante em prata com anel solitário com pedra redonda e pedras no aro Fundo de tecido rosado anel de debutante em prata com anel solitário com pedra redonda e pedras no aro

Releitura do anel solitário com pedra colorida e design diferente.

Anel solitário em prata com aro trabalhado e pedra oval delicada rosaAnel solitário em prata com aro trabalhado e pedra oval delicada rosa

Joias para presentear no aniversário de 15 anos

Que tal um lindo conjunto de joias com colar, brinco e anel para presentear com elegância?

modelo com conjunto de colar, pulseira, aneis e brincos de prata modelo com conjunto de colar, pulseira, aneis e brincos de prata

Uma ideia de presente para a debutante minimalista, é um lindo anel e um par de brincos com zircônias delicadas.

Caixa de joias verde com meia aliança com pedras brancasCaixa de joias verde com meia aliança com pedras brancas
Brincos ponto de luz em prata com pedra redonda com halo de pedrasBrincos ponto de luz em prata com pedra redonda com halo de pedras

Se a debutante for religiosa, que tal escolher um escapulário? Diz que o escapulário deve ser ganhado de outra pessoa. Então é a oportunidade perfeita.

escapulário de prata escrito o senhor é o meu pastor e nada me faltará escapulário de prata escrito o senhor é o meu pastor e nada me faltará

Não se esqueça: o importante é eternizar a celebração dos 15 anos escolhendo uma joia encantadora de acordo com o estilo da debutante! 

Veja neste post mais algumas ideias de presentes para meninas de 15 anos.