imagem com fundo rosa e mulher com jaqueta azul e blusa coral, com cabelo roxo e óculos vermelhos, escrito em rosa mais forte: Análise de Coloração Pessoal

Que as joias têm o poder de transformar o visual todos já sabem, mas você sabia que as cores fazem toda a diferença no resultado final das suas composições e que elas estão diretamente ligadas à sua tonalidade de pele?

A harmonização de cores e tons com a profundidade e contraste da sua pele é chamada de colorimetria ou coloração pessoal, que é uma fase importante para construção do seu estilo. 

Através da sua cartela de cores, você consegue identificar o que realça suas características mais marcantes e o que deixa você mais dentro do estilo que se identifica.

Mas, você sabe como descobrir as cores que mais combinam com seu tom de pele e como utilizar sua cartela de cores para otimizar seus acessórios e agregar no seu visual? Continue lendo o artigo para saber tudo sobre análise de coloração pessoal e acessórios para cada cartela. 

O que é análise de coloração pessoal

Como descobrir sua cartela pessoal de cores

Quais são as cartelas de cores

Primavera

Verão 

Outono

Inverno

Acessórios para cada cartela de cores

O que é a análise de coloração pessoal

imagem com vários tecidos de cores azul, verde, vermelho, roxo, amarelo e paletas de cores por cima imagem com vários tecidos de cores azul, verde, vermelho, roxo, amarelo e paletas de cores por cima

A análise de coloração pessoal é um processo criado para encontrar, através de um teste de colorimetria, as cores que mais harmonizam com as suas características pessoais. 

O teste  avalia a temperatura e saturação da pele, com a finalidade de descobrir seu tom e subtom e assim encontrar a cartela ideal de cores de cada pessoa.

A cartela ideal de cores será aquela que valorizará o seu rosto, encontrando o contraste perfeito e a harmonia ideal para iluminar e realçar sua beleza natural, afinal, em tempos de filtros instagramáveis, se sentir bem com quem você é de verdade e de cara limpa, é indispensável. 

O teste analisa 12 grupos diferentes de cores e tem como referência as quatro estações do ano, sendo elas: Primavera, Verão, Outono e Inverno.

Como descobrir sua cartela pessoal de cores

imagem com mulher negra segurando na frente do rosto uma paleta de cores ao fundo uma escada de cor marromimagem com mulher negra segurando na frente do rosto uma paleta de cores ao fundo uma escada de cor marrom

O primeiro passo para mudar ou encontrar o seu estilo e começar a compor looks com roupas e acessórios que combinam com você, é descobrir a sua cartela pessoal de cores, ou seja, quais as cores mais combinam com seu tom de pele. 

Para isso, o teste de coloração é essencial e deve ser realizado através de um profissional habilitado, como o consultor de estilo. 

A análise perpassa por uma série de observações super criteriosas que vão definir as cores que mais se acentuam com o seu tom de pele, por isso, é necessário buscar por um profissional sério e confiável, para que seu resultado seja, de fato, compatível e satisfatório.

Durante o processo de análise, são observadas 12 cartelas de cores que variam em características como temperatura, intensidade e profundidade. 

O teste é realizado com tecidos que possuem cores diversas e variáveis de contraste, profundidade, intensidade e temperatura. Os tecidos são colocados no colo do analisado, na região do pescoço, bem abaixo do rosto, que deve estar limpo e sem qualquer tipo de maquiagem ou protetor solar com cor. 

A partir dos tecidos, o consultor de estilo ou colorimetrista analisa as cores que se acentuam ao tom de pele, avaliando o contorno do rosto, preenchimento de olheiras, marcas de expressão, manchas e se a pele fica mais pálida ou mais rosada com cada tecido. 

Ao final da análise, apenas uma cartela é definida para o seu tom de pele e através dela, você encontra as cores que são mais assertivas para compor seus looks e seus acessórios, valorizando ainda mais a sua imagem.

Ter sua cartela de cores definidas é ter um aliado, afinal, é mais simples e prático saber o que combina com você, do que perder horas testando e tentando descobrir o que vai valorizar seu visual.

Além disso, quando você usa cores que não pertencem a sua cartela, sem entendimento de como torná-las mais agradáveis nas suas composições, você corre o risco de ter um resultado negativo.

Um clássico exemplo é uma pessoa de pele quente usando cores frias nas roupas ou acessórios, isso apagará sua imagem, deixando sua aparência mais pálida e menos atrativa. 

Quais são as cartelas de cores 

imagem com quatro cartelas de cores, uma para cada estação do ano, verão, primavera, outono e invernoimagem com quatro cartelas de cores, uma para cada estação do ano, verão, primavera, outono e inverno

A análise de coloração é tradicionalmente realizada através de uma observação de cores que são subdivididas em cartelas, mais especificamente em quatro paletas básicas, relacionadas e nomeadas de acordo com as estações do ano: Outono, Inverno, Primavera e Verão, sendo que cada um possui ainda variantes de contrastes, como suave, claro, quente, puro, etc. Vejamos cada uma delas:

Primavera 

A primavera é a estação das flores, por isso, a cartela de primavera possui cores alegres e vibrantes e se subdivide em: primavera intensa, primavera clara, primavera pura. 

Primavera Intensa

imagem com cartela de cores primavera intensaimagem com cartela de cores primavera intensa

A primavera intensa, também conhecida como primavera brilhante ou viva, é uma cartela de cores vibrantes e intensas, com característica secundária de neutra quente. 

As cores são alegres, vivas e bem pigmentadas, afinal, a primavera é uma estação onde tudo se aflora com multiplicidade de cores. 

Primavera Clara 

imagem com cartela de cores primavera clara imagem com cartela de cores primavera clara

A primavera clara é uma cartela de cores amenas, de baixo contraste e cores delicadas como amarelo, laranja e verde. 

As cores da cartela de primavera clara são alegres e suaves, como as flores coloridas da estação. 

Primavera Pura

imagem com cartela de cores primavera puraimagem com cartela de cores primavera pura

A primavera pura, também conhecida como quente ou verdadeira, é uma cartela de cores de tons quentes, saturados e claros, sendo cores luminosas e coloridas como laranja, vermelho e verde, todas bem solares, como a intensidade da primavera. 

As cores da cartela de primavera pura retratam energia solar e cores que vibram alegria e beleza.  

Verão 

O verão é mais ameno e suave, por isso, a cartela de verão possui cores mais claras e suave e subdivide-se em verão puro, verão suave e verão claro. 

Verão Puro 

imagem cartela de cores verão puroimagem cartela de cores verão puro

A cartela de verão puro, é também conhecida como verão frio ou verão verdadeiro, é uma cartela de cores de tons frios, de saturação e profundidades baixas, sendo cores mais azuladas, suaves e claras.  

Verão Suave

imagem cartela de cores verão suaveimagem cartela de cores verão suave

A cartela de verão suave ou opaco, é uma cartela de cores de saturação mais baixa, com característica de neutra-fria e profundidade moderada, ou seja, são cores pouco azuladas e não muito escuras. 

Verão Claro 

imagem cartela de cores verão claroimagem cartela de cores verão claro

A cartela de verão claro possui como características os aspectos frios e suaves, recebendo cores de baixa profundidade e contraste, sendo elas mais rosadas, amareladas e lavanda. 

Outono 

As cartelas de outono trazem sempre tons mais escuros e alaranjados que remetem às árvores e os tons da estação, se subdividindo em outono profundo, outono quente, e outono suave. 

Outono Profundo

imagem cartela de cores outono profundoimagem cartela de cores outono profundo

Cores escuras, quentes e suaves, a cartela de outono profundo ou escuro, tem como característica marcante a profundidade, sendo uma paleta com tons mais terrosos e alaranjados. 

Outono Puro

imagem cartela de cores outono puro imagem cartela de cores outono puro

A cartela de outono puro, também conhecida como outono quente ou verdadeiro, é uma cartela que possui como característica principal a temperatura quente, recebendo cores de alta profundidade como os tons terrosos de marrom, coral e alaranjado. 

Outono Suave 

imagem cartela de cores outono suaveimagem cartela de cores outono suave

A paleta de cores de outono suave traz cores de fundo mais amareladas e opacas, tendo como característica marcante o contraste baixo/médio, possuindo cores mais marcantes como marrons, vinho e acinzentados. 

Inverno

Por fim, as cartelas de inverno são cartelas de profundidades mais frias, com maior pigmentação de azul, se subdividindo em inverno puro, inverno intenso e inverno profundo. 

Inverno Puro 

imagem com cartela de cores inverno puroimagem com cartela de cores inverno puro

A coloração Inverno Puro ou Frio, possui cores puras, de temperatura fria e profundidade média e suas características são de cores mais fortes como azul, preto e cinza.

Inverno Intenso

imagem cartela de cores inverno intensoimagem cartela de cores inverno intenso

A cartela de Inverno Intenso ou Brilhante possui cores vivas, vibrantes e de temperatura neutra que sugerem a intensidade da estação, com cores expressivas de alto contraste e profundidade escura como azul e rosa. 

Inverno Profundo

imagem cartela de cores inverno profundoimagem cartela de cores inverno profundo

A cartela de Inverno Profundo/Escuro tem como principal característica a escuridão, seus tons são mais fortes e com maior adição de preto em suas composições, sendo assim, possui cores mais marcantes e profundas como azul escuro, verde escuro, cinza e preto. 

Acessórios para cada cartela de cores

Agora que você já conhece todas as cartelas, que tal conhecer os acessórios ideais para cada tipo? Se você já fez o seu teste de coloração ou já identificou sua cartela, confira as joias que mais combinam com seu tom de pele de acordo com a sua coloração pessoal.

Primavera Intensa 

As pessoas que se enquadram na cartela de primavera intensa possuem contraste mais vibrantes, por isso, joias e acessórios com cores mais brilhantes são ideais para esse tipo de tom de pele. 

Se sua cartela é primavera intensa, invista em joias coloridas, preferencialmente de ouro pelo seu tom dourado, de cores mais intensas como amarelo e rosa.

imagem com anel de ouro com pedras amarelas e brinco de ouro com pedra rosaimagem com anel de ouro com pedras amarelas e brinco de ouro com pedra rosa

Primavera Clara 

Para as pessoas que possuem a cartela de primavera clara, as joias delicadas em tons de  laranja e verde são ideais e se você é desse grupo de pessoas, opte também por joias mais brilhantes e de cores mais claras. 

imagem com anel de prata com pedras de cor amarela e anel de prata com pedra navete verdeimagem com anel de prata com pedras de cor amarela e anel de prata com pedra navete verde

Primavera Pura

Para o grupo de pessoas da cartela primavera pura, joias com de tons quentes e saturados como vermelho caem perfeitamente, principalmente se o material for em ouro, afinal, o dourado realça a tonalidade da pele. 

imagem de brinco de ouro em formato de trevo de quatro folhas, na cor vermelhoimagem de brinco de ouro em formato de trevo de quatro folhas, na cor vermelho

Verão Puro 

A cartela de verão puro combina com joias e acessórios de tons mais frios, como joias de prata e joias  da cor azul claro. 

imagem com anel de prata com pedra central verde água e rodeado de pedras brancas e brinco de ouro com pedra retangular verde águaimagem com anel de prata com pedra central verde água e rodeado de pedras brancas e brinco de ouro com pedra retangular verde água

Verão Suave

As melhores opções de joias para verão suave são os em tons prateados e com acabamento opaco, como as joias de prata e de cores como quartzo rosa e turmalina. 

imagem com anel de prata com pedra central lilás e pedras brancas em volta e anel prata com pedra naveta cor rosaimagem com anel de prata com pedra central lilás e pedras brancas em volta e anel prata com pedra naveta cor rosa

Verão Claro

Para as pessoas de cartela de verão claro, optar por joias de cores com aspecto mais frios como verde água e lavanda são sempre as melhores combinações. Aposte também em prata e materiais acetinados como pérolas.

imagem com anel de prata com pérola central e pedras brancas em volta da pérola e anel de prata com pedras de cor lilásimagem com anel de prata com pérola central e pedras brancas em volta da pérola e anel de prata com pedras de cor lilás

Outono Profundo 

Cores escuras e quentes  completam o visual das pessoas com cartela de outono profundo e para não errar nos acessórios e joias, opte pelos tons dourados/champanhe e dê preferência às jóias de ouro. 

imagem com brinco de pedra cor champanhe e anel de ouro 18k com pedra quadrada de cor champanheimagem com brinco de pedra cor champanhe e anel de ouro 18k com pedra quadrada de cor champanhe

Outono Puro

A cartela de outono puro recebe muito bem acessórios de tons quentes como corais e alaranjados, além de tons mais terrosos e brilhantes. Se você é desse grupo, use e abuse de acessórios dourados e de ouro 18k.

imagem com anel de ouro 18k com pedra central champanhe e pedras de zircônia brancas ao redor e anel chuveiro de ouro 18k pedras amarelasimagem com anel de ouro 18k com pedra central champanhe e pedras de zircônia brancas ao redor e anel chuveiro de ouro 18k pedras amarelas

Outono Suave

A paleta de cores de outono suave traz cores de fundo mais opacas, por isso, joias em tons de vinho e acinzentadas são perfeitas para as pessoas dessa tonalidade de cor. 

imagem com brinco de estrela de cor vermelha e anel de prata com pedras de cor vermelhoimagem com brinco de estrela de cor vermelha e anel de prata com pedras de cor vermelho

Inverno Puro

Para a cartela de Inverno Puro ou Frio, aposte em cores mais fortes como azul, preto e cinza, de preferência em metais como a prata que destacam e contrastam perfeitamente com esse tom de pele. 

imagem com brinco prata com pedra ponto de luz preta e anel pavê prata com pedras pretasimagem com brinco prata com pedra ponto de luz preta e anel pavê prata com pedras pretas

Inverno Intenso

Cores vivas, vibrantes e de temperatura neutra como azul e roxo são as cores para o Inverno Intenso, aposte em acessórios com essas cores.

imagem com anel "v" com pedras de cor azul e colar de prata com pingente de coração com pedras lilásimagem com anel "v" com pedras de cor azul e colar de prata com pingente de coração com pedras lilás

Inverno Profundo

A cartela de Inverno Profundo/Escuro tem como principal característica a escuridão, portanto, joias em verde escuro, cinza e preto caem muito bem para as pessoas desse tom de pele.

imagem com anel de prata chuveiro rainha com pedras pretas e colar de prata com pingente de estrela com pedras verdesimagem com anel de prata chuveiro rainha com pedras pretas e colar de prata com pingente de estrela com pedras verdes

Quer saber ainda mais sobre combinações de acessórios com seu subtom de pele? Clique aqui e veja mais acessórios que combinam com você.

Visite nosso site e confira todas as nossas categorias de joias, lá você vai encontrar modelos diversos de joias, com todas as cores que combinam lindamente com você. Acesse!