Fundo em dois tons de rosa, à direita um anel estilo solitário, e alianças em prata, à esquerda em letra manuscrita: Aliança de compromisso, aliança de namoro e anel de namoro: entenda a diferença!

Estar em um relacionamento é sempre muito especial e a melhor forma de demonstrar todo sentimento existente entre o casal, é simbolizando esse amor através de um anel de compromisso ou namoro ou um lindo par de alianças. 

Mas como saber qual deles usar para representar verdadeiramente os sentimentos de amor, união, compromisso e fidelidade? Neste artigo vamos te contar como escolher a joia para simbolizar seu namoro e como saber diferenciá-las, continue lendo.

foto casal com mulher segurando o rosto do homem com a mão direita com uma aliança de namoro prata no dedo anelarfoto casal com mulher segurando o rosto do homem com a mão direita com uma aliança de namoro prata no dedo anelar

Qual a diferença entre anel de compromisso e anel de namoro?

Essa é uma grande dúvida existente entre os casais, afinal, qual a diferença real entre anel de namoro e anel de compromisso? E a grande verdade é que a diferença é somente de nomenclatura, ou seja, ambos são a mesma coisa.

O nome da joia “anel de compromisso” surgiu do sentido literal do seu significado, pois representa o afeto e todo sentimentalismo existente entre o casal.

A joia é um presente significativo de uma das partes, por isso, diferentemente das alianças, é costumeiro que apenas uma das pessoas do relacionamento a use. 

O número de pedras existentes nos anéis de namoro também diz muito sobre o anel e você pode entender mais sobre, clicando aqui.

Com o passar do tempo, o anel de compromisso foi sendo chamado também de anel de namoro, para diferenciar das alianças e anel de noivado e para especificar que a joia é um presente para representar o namoro.

O importante é saber que independente de como você nomeia essa joia especial, o anel simboliza o que há de mais sincero entre o casal: o amor entre os dois.            

Qual a diferença entre aliança de compromisso e aliança de namoro

Com as alianças não é diferente, tanto de namoro, como de compromisso, representam o mesmo sentimento: comprometimento entre duas pessoas que se amam.

A diferença desta joia consiste no uso por ambas as pessoas que vivem o namoro e representam o compromisso firmado entre essas duas pessoas em se relacionar de forma plena, com seriedade e comprometimento.

As alianças de compromisso ou namoro são tradicionalmente de prata, pois trata-se de uma joia considerada transitória, sendo trocada posteriormente pelas alianças de noivado e casamento, que são tradicionalmente em ouro. 

No entanto, apesar da existência da tradição, nada impede que você inove e escolha alianças de ouro e nesse caso, as alianças de ouro branco são adequadas e representam lindamente o significado do namoro. 

Nas alianças, também é tradicional fazer uma gravação no interior das suas joias, com nome, data, frase ou desenho que represente o casal. As opções para essa gravação são diversas e você tem dúvidas sobre o que gravar nas suas alianças, clique aqui. 

Alianças Compromisso Prata Diamantadas Coração VazadoAlianças Compromisso Prata Diamantadas Coração Vazado

Aliança ou anel de namoro, qual escolher?

Agora que você já sabe a diferença entre anel de namoro e anel de compromisso e aliança de namoro e aliança de compromisso, você deve estar  confusa (o) sobre qual usar, certo? 

É natural ficar mesmo perdido entre tantas nomenclaturas e opções e o que importante realmente pra você, é saber que ambas são joias que simbolizam o amor e você pode usar apenas o anel ou apenas a aliança, ou as duas.

Como o anel de namoro/compromisso é uma joia mais específica para presentear, ele pode ser combinado com as alianças que serão usadas por ambos e esse mix além de lindo, é simbólico e muito significativo. 

Quer demonstrar o seu amor com algo material que será símbolo desse sentimento por toda a vida? Presenteie com um anel de namoro. Quer simbolizar de forma mútua o amor e o relacionamento? Opte por usarem alianças de namoro/compromisso.

Como combinar a aliança de namoro e o anel de compromisso?

duas mãos, uma masculina segurando a mão feminina com uma aliança de namoro prata e um anel de namoro prata duas mãos, uma masculina segurando a mão feminina com uma aliança de namoro prata e um anel de namoro prata

A combinação do anel com a aliança é um mix delicado que, além de representar seu relacionamento, pode ser usado como acessório e composição visual, por isso, é importante saber como combinar as joias para, além de simbólicas, serem também estilosas.

E para combinar as duas joias é bem simples, basta avaliar o seu estilo e entender o seu gosto pessoal, para depois partir para a escolha das joias.

Se você é uma pessoa mais romântica, o anel de namoro passion, com pedra de coração, pode ser uma opção linda pra você compor com as alianças clássicas quadradas.

Você pode ainda optar pelos modelos mais modernos como os anéis cravejados e alianças diamantadas, mas se o seu estilo for minimalista, os anéis solitários com alianças clássicas abauladas formam uma combinação incrível.

Use sua imaginação e bom gosto e pense que essas são joias especiais que você usará todos os dias, por isso, devem também ser confortáveis e neutras para que combinem com todo tipo de ocasião e looks.

Em qual mão usar a aliança e anel de namoro?

A mão correta para se usar o anel ou aliança de namoro/compromisso também é uma dúvida dos casais e não há segredos, tanto o anel de namoro, quanto as alianças de namoro devem ser usadas no dedo anelar da mão direita.

imagem com alianças de namoro prata polidas quadradas e ao lado a imagem de uma mão direita aberta indicando o uso da aliança no dedo anelar imagem com alianças de namoro prata polidas quadradas e ao lado a imagem de uma mão direita aberta indicando o uso da aliança no dedo anelar

A razão para as joias de namoro serem usadas na mão direita é uma só, reservar a mão esquerda para as alianças de casamento.

Como a tradição conta que a aliança de casamento deve ser usada no dedo anelar da mão esquerda, que possui uma veia ligada diretamente ao coração, o que representa um compromisso eterno, a mão direita foi a escolhida para anel e aliança de namoro. 

Para escolher o seu anel ou aliança e não errar no tamanho dessas joias tão importantes, clique aqui e siga o passo a passo.

Independente da sua escolha, os anéis e alianças são joias especiais, por isso, acesse o nosso site e conheça todas as nossas opções e modelos para escolher as joias que mais combinam com você 

imagem com um anel de compromisso solitário de prata com pedras cravejadas e uma caixinha com duas alianças de namoro prata polidas imagem com um anel de compromisso solitário de prata com pedras cravejadas e uma caixinha com duas alianças de namoro prata polidas